ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove capacitação para formação de membros e servidores em gestão de técnicas autocompositivas

Belém 31/05/23 13:00

Entre os dias 23 e 26 de maio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu, por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia), e em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), um curso de formação para membros e técnicos do órgão. A ação foi realizada no auditório das Promotorias da Infância e Juventude, por meio da coordenadora do Nupeia, Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos. 

Com o tema "Gestão em Técnicas Autocompositivas", o curso foi ministrado pelo advogado e mestre em direito Douglas Prado, e teve como objetivo oferecer aos membros e técnicos do MPPA conhecimentos e habilidades específicas em gestão de conflitos e técnicas autocompositivas, oportunizando a aquisição de habilidades em reconhecimento, percepção, encaminhamento e gestão estratégica de conflitos. Em outras palavras, buscou-se ampliar a dimensão conceitual sobre sistemas adequados de resoluções de conflitos, bem como seu papel dos gestores nos impasses que forem submetidos a sua análise.

Para a coordenadora do Nupeia, Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, a realização do curso marca o início de um conjunto de ações formativas a serem desenvolvidas no ano de 2023 pelo Núcleo de Autocomposição, contribuindo para o alcance de metas estratégicas e avançando na implementação, no âmbito do MPPA, da Política Nacional de Autocomposição.

A promotora de Justiça Myrna Gouveia relatou que o curso "permitirá atualização dos seus conhecimentos na resolução dos conflitos". A promotora Ivelise Pinheiro também destacou que o curso superou suas expectativas e que promoveu inúmeras contribuições ao alinhamento de sua prática cotidiana.

Já para a Promotora de Justiça Synara Bruyne, "o curso registrou avaliação positiva sobre paradigma utilizado atualmente, que já está ultrapassado e não tem mais o resultado esperado que é a justiça como valor."

Ao promover a realização de cursos dessa natureza, o MPPA cumpre com a determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tem como base as ações de planejamento estratégico com a missão de exaltar a resolutividade e o diálogo proposto pelo órgão.

Para as assistentes sociais, Ana Lucia Eluan e Cecilia Lima, o curso foi uma oportunidade importante para refletir sobre as ações que o MPPA está fazendo ao ampliar seus horizontes. As técnicas parabenizaram a iniciativa, afirmando "que o conhecimento sobre as ações autocompositivas podem ajudar no atendimento à sociedade, reforçando tudo que o MPPA tem a oferecer como defensor da ordem pública e de solução de problemas e controvérsias."

Texto: Nupeia 

Fotos: Nupeia

 

 

Fale Conosco