MPPA promove campanha para conscientização do combate à violência infantojuvenil

Foi realizada na última quarta-feira (16), campanha de conscientização aos estudantes da escola municipal Leopoldina Guerreiro, em Afuá, em decorrência do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da Promotoria de Justiça do município.
A ação visa levar às crianças e adolescentes da localidade o conhecimento sobre a temática de violência, como as denúncias podem ser feitas e os procedimentos adequados a serem tomados.
O promotor de Justiça de Afuá, Márcio de Almeida Farias, ministrou palestra sobre o papel do Ministério Público no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Foi explicado aos alunos vários pontos sobre a atuação da instituição neste sentido. “Fiscalizar a ordem jurídica e o correto funcionamento da rede de proteção, bem como a função de reprimir os abusos sexuais, por meio de pedido de prisão preventiva e oferecimento de denúncia”, explicou Márcio Farias.
Também foram realizadas palestras por assistentes sociais e psicólogas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que explicaram aos alunos o motivo da campanha, as diferenças entre abuso e exploração sexual, como funciona a rede de atendimento e as funções de cada órgão. “Foi de fundamental importância as participações das assistentes sociais do Creas e do Cras local, sobre o funcionamento da rede de proteção das crianças e adolescentes”, finalizou o promotor de Justiça.
Os estudantes foram orientados dos procedimentos para denúncias pelo disque 100, caso haja o conhecimento de algum abuso sexual infantojuvenil na família ou externa, e nos casos em que algum colega de escola esteja passando pela situação.
O combate à violência sexual de crianças e adolescentes é uma das prioridades da promotoria de Justiça de Afuá, constando no Plano de Atuação do município.
Texto: Maryane Brito, com informações da Promotoria de Justiça de Afuá
Fotos: Promotoria de Justiça de Afuá
Revisão: Edyr Falcão