MPPA promove ações de combate à violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Descrição da imagem: na foto colorida aparece um grupo de 11 pessoas de pé, posando para foto. O grupo está dentro de uma sala, um ambiente fechado, paredes, piso e teto claros. Ao fundo está uma fileira de cadeiras azuis, na frente do grupo há mesas, mais cadeiras, objetos de trabalho como computador, documentos, entre outros.
A Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista realizou, nos últimos dias, atividades voltadas ao plano de atuação que tem como objetivo a redução de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, a subnotificação dos casos, e além disso, incentivar o protagonismo juvenil no município, fiscalizar e fortalecer a rede de atendimento à infância e juventude nesta comarca.
Descrição da imagem: na foto colorida aparecem sete pessoas do grupo, da foto anterior, no mesmo ambiente. Nesta imagem eles estão sentados, conversando.
Para isso, foi realizada na última segunda-feira, 30 de maio, na sede da Promotoria, reunião com o conselho tutelar para tratar de assunto referente à infância e juventude de São Sebastião da Boa Vista e principais demandas de violações de direito desse público. Na terça-feira, 31, foram realizadas visitas nas unidades de atendimento às famílias em vulnerabilidade social e/ou em situação de direitos violados CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.
Descrição da imagem: na foto aparece um abiente voltado para receber crianças, uma sala fechada com paredes pintadas parte azul, parte amarela e com uma faixa vermelha dividindo as duas cores. Na foto aparecem três janelas de madeira, pintadas de azul. Ao fundo estão três adultos sentados, ao lado esquerdo deles há várias cadeiras pequenas, próprias para crianças, de madeira, nas cores azul, amarelo e vermelho, essas cadeiras estão empilhadas, deixando o espaço livre.
Também foi realizada uma Roda de Conversa, na última terça-feira, com os atores do sistema de garantia de direitos, na sede da Promotoria, com o tema Violência sexual contra Crianças e Adolescentes no município de São Sebastião da Boa Vista. A ideia foi propiciar um espaço de diálogo, que traz um enriquecimento para a construção de políticas públicas e melhor atuação dos que compõem a rede de atendimento à criança e ao adolescente.
A ideia da atuação do Ministério Público no tema de violência sexual contra crianças e adolescentes é a proteção integral de meninos e meninas como sujeitos de direitos e em condição peculiar de pessoas em desenvolvimento. O plano promove a defesa dos direitos e a realização de ações de prevenção, articulação e mobilização para o fim da violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Essas e outras atividades estão previstas no Plano de atuação da Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista.
PJ de São Sebastião da Boa Vista com edição da Ascom