ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participou do Treinamento de atendimento às crianças e adolescentes em viagens clandestinas promovido em conjunto com o MPMA

O evento foi idealizado para troca de experiências e aprimoramento de toda rede de acolhimento e das promotorias de infância e juventude
Marabá 16/07/21 11:00

 

Descrição da imagem: no print do computador aparece a reunião virtual e as pessoas que participaram do evento, na parte inferior há um QRcode e uma tradutora de libras.  

Na manhã desta quinta-feira (15), a Promotoria de Justiça de Marabá participou do evento “Meninos do Trem: Treinamento sobre atendimento a crianças e adolescentes em viagens ferroviárias clandestinas” realizado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. Foram convidadas para executar capacitação, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, que também já atuou como Defensora Pública no núcleo de atendimento especializado da criança e do adolescente e a Psicóloga do MPPA, Ozilea Souza Costa, que desenvolve estudos de psicanálise e de temas da psicologia jurídica: infância e juventude, violência doméstica/sexual, acolhimento institucional de crianças e adolescentes.  

O evento teve como público alvo a população dos municípios por onde passa a linha férrea Carajás/São Luís, e apresentou os termos do acordo firmado com a Vale que trata sobre o recambiamento de crianças e adolescentes interceptados durante viagens clandestinas nos trens de carga da mineradora, especialmente para Conselheiros Tutelares e rede local que presta amparo nesses municípios afetados pela linha de trem suscetíveis a esse tipo de acontecimento. Na oportunidade foram explicados o histórico do tema, os termos do acordo, os riscos e o plano de atendimento para situações como essa. Na ocasião também foi disponibilizado material de apoio aos inscritos, para auxiliar no manejo das demandas.  

 

Promotora de Justiça Alexssandra Muniz em seu gabinete
Promotora de Justiça Alexssandra Muniz em seu gabinete
Foto: PJ Marabá

 

Descrição da imagem: na foto a Promora de Justiça Alexssandra Muniz aparece fazendo anotações durante a reunião virtual, na frente dela está um computador 

No encontro virtual que foi transmitido ao vivo pelo canal de youtube do MPMA, a Promotora Alexssandra Muniz reforçou assuntos como o risco de acidentes deste tipo de transporte, consequentemente a necessidade de serem cumpridos os termos do acordo firmado com a Vale e quais procedimentos devem ser aplicados no momento de resgate dessas crianças e adolescentes em situação de risco. 

Além disso, a Psicóloga da equipe da Promotoria de Marabá, Ozilea Costa, explicou sobre o fluxo de atendimento que deve ser seguido nestes casos, pontuando as variantes que podem ocorrer dependendo do município onde são encontrados e ressaltando quais são os deveres da empresa Vale neste atendimento. Outros participantes também levantaram questões importantes como o fato de que a maioria das crianças que são conduzidas em viagens ferroviárias clandestinas são meninos pretos e pardos, que já estão em situação de vulnerabilidade social, entre outros debates. 

O evento contou com a participação da Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, Lize De Maria Brandão de Sá Costa e dos Promotores de Justiça  Ana Luiza Almeida Ferro, Gleudson Malheiros Guimarães, Theresa Maria Muniz Ribeiro De La Iglesia e Márcio Thadeu Silva Marques. 

Texto: Juliana Amaral, Ascom 

 

Fale Conosco