MPPA participa do VI Fórum Estratégico de Ministérios Públicos e debate as evoluções do SAJ
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, a Comissão de Sistemas da Área Finalística e PJE, por meio de seus membros, Daniela Souza Filho Moura, Reginaldo César Lima Álvares, Mônica Cristina Gonçalves Melo da Rocha e Carlos Henrique Tocantins, participaram do VI Fórum Estratégico de Ministérios Públicos, que reúne todos os ramos do MP brasileiro que aderiram à solução do Sistema de Automatização da Justiça (SAJ).
O evento, ocorrido em Florianópolis, sede da empresa SOFTPLAN, foi co-sediado pelo MPSC, e teve como principal objetivo tratar das evoluções do sistema SAJ, do alinhamento de expectativas dos MPs contratantes da solução quanto ao aprimoramento da ferramenta, bem como discutir e compartilhar boas práticas entre os MPs participantes.
Na ocasião. o promotor de Justiça Reginaldo Álvares, representando o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., compartilhou com os Procuradores-Gerais de Justiça de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a visão de futuro do Ministério Público brasileiro, em especial quanto à necessidade de acompanhamento de novas tecnologias que permitam aprimorar as atividades dos membros e servidores da instituição, tendo como objetivo primordial a prestação de serviços à comunidade de forma mais célere e eficaz.
Na mesma ocasião, as promotoras de Justiça Daniela Moura e Mônica Rocha, Coordenadora e Coordenadora Auxiliar do Centro de Apoio Operacional Técnico, fizeram a explanação da motivação para a criação do CAOTEC e os bons resultados alcançados com a gestão das demandas direcionadas ao Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI).
Ao fim do evento, os Ministérios Públicos que adotam a solução assinaram uma carta de compromissos com a empresa SOFTPLAN, por meio da qual ajustam quais as principais evolutivas e expectativas para o desenvolvimento do SAJ.
Texto e fotos: CAOTEC, com edição da Ascom