MPPA participa do 1º Encontro do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público, em Brasília

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou do 1º Encontro do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público (Fonasm-MP), realizado no último dia 9 de setembro, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília (DF). A presença paraense foi representada pela subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel, e pela psicóloga do Departamento Médico Odontológico (DMO), Solange Souza.
O evento integra a programação do "Setembro Amarelo", campanha nacional de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. A iniciativa reuniu membros de diversos ramos e unidades do Ministério Público de todo o país para discutir estratégias de implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público, instituída pela Resolução nº 265/2023.
A cerimônia de abertura contou com autoridades do sistema de justiça, incluindo o presidente do CNMP, Paulo Gonet, o conselheiro nacional e presidente da Comissão da Saúde, Moacyr Rey Filho, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Segneur, e o presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), Fábio Schmitt.
Durante a programação, foram realizadas palestras e apresentações voltadas à temática da saúde mental no âmbito do Ministério Público. Um dos destaques foi o lançamento do Manual de Suporte à Implementação da Resolução nº 265, documento que orientará os MPs na elaboração do Plano Nacional de Saúde Mental.
A iniciativa integrou o Circuito CNMP, que contempla 16 atividades ao longo do ano, entre seminários, fóruns, oficinas e ações institucionais, incluindo a tradicional cerimônia de entrega do Prêmio CNMP.
Assessoria de comunicação