ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de XI Encontro de Mulheres Negras Quilombolas do Pará, realizado no Baixo Amazonas

Santarém 18/09/24 14:05

 

Foi realizado nos dias 13 e 15 de setembro, no Quilombo do Murumuru, em Santarém, o XI Encontro Estadual de Mulheres Negras Quilombolas do Estado do Pará, com o tema “Cura ancestral: um grito de eco resistência em defesa da amazônia”. O evento contou com a participação de mulheres quilombolas de diversas comunidades do Pará, além de representações de órgãos públicos e do MPPA, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac).

O encontro celebrou a força, resistência e legado ancestral das mulheres negras quilombolas na defesa da Amazônia, que se reuniram para dialogar, compartilhar experiências, fortalecer laços, festejar as existências e traçar estratégias coletivas de ações em prol de suas sobrevivências.

A coordenadora do Nierac, promotora de Justiça Lílian Braga, integrou a mesa de abertura do evento e participou da roda de conversa “Políticas públicas e direito das mulheres negras quilombolas: existem, onde estão, como estão e como acessar?”. Em sua exposição, destacou que embora existam muitas políticas públicas no atual ordenamento jurídico, a sua afetiva execução não ocorre nas bases, a exemplo das comunidades quilombolas, sendo essencial a articulação das mulheres quilombolas com os governos para que as políticas públicas alcancem as pessoas.

                         

A roda de conversa também contou com a participação de representantes do Ministério das Mulheres do governo federal, da Secretaria de Estado das Mulheres do Pará e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O espaço provocou a ampla participação do público presente e mulheres de diferentes quilombos do Estado denunciaram a ausência de políticas públicas às representantes dos governos federal e estadual.

Texto: Nierac
Edição: Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco