MPPA participa de visita a viveiro de plantas medicinais do projeto FarmaFittos
No último dia 11 de março, no campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e coordenadora da Farmácia Viva- “Farmácia da Natureza”, em Jardinópolis (SP), Ana Maria Pereira, visitou o viveiro de planta medicinais do projeto FarmaFittos. A coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPPA e titular da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém, promotora de Justiça Lílian Braga, acompanhou a visita.
O projeto FarmaFittos é desenvolvido desde 2021, com a Arquidiocese de Santarém e a Ufopa, promovendo a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos para minimizar efeitos de ansiedade e depressão causados pela Covid-19, em ações nas comunidades do Tapajós, Parauá e Sucuruá.
O MPPA, por meio do Nierac, está alinhando ações para a parceria que resultará no desenvolvimento do projeto “Raízes Fortalecidas: Programa de Saúde Mental para Quilombolas e Indígenas”, com atividades previstas no Centro de Formação Emaús e no Teatro Vitória, onde funciona o Nierac.
A pesquisadora também conheceu o horto de plantas medicinais no Emaús. deu sugestões e destacou a equipe de profissionais que atuam no FarmaFittos, formada por professores dos cursos de Farmácia, Engenharia Florestal, Agronomia, Biotecnologia, Pedagogia e Gestão e Desenvolvimento Regional.
Participaram da visita o coordenador do projeto FarmaFittos, professor Wilson Sabino, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, a coordenadora da Cáritas da Arquidiocese de Santarém, Francely Brandão.
Assessoria de Comunicação
Com informações de FarmaFittos e Ascom da Arquidiocese de Santarém