ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de seminário nacional sobre educação de jovens e adultos em Brasília

Brasília 12/09/25 08:00

Nesta quarta-feira, 10 de setembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pela promotora de Justiça Leane Fiuza de Melo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais, participou do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA).

O encontro foi realizado no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação (Cetremec), do Ministério da Educação, em Brasília, reunindo autoridades, gestores, pesquisadores e profissionais da área para discutir os avanços e desafios da modalidade.

Na ocasião, foram lançadas três importantes iniciativas voltadas ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil:

Cadernos EJA Ensino Médio: publicações elaboradas em parceria com a UNESCO para orientar educadores na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da modalidade.

Série “E Aí, Professora? (EJA)”: produção audiovisual desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, que busca dialogar diretamente com professores da EJA, trazendo os desafios e práticas da sala de aula.

Estudo sobre o Retorno Econômico da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Brasil: pesquisa encomendada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com a UNESCO, e conduzida pela pesquisadora Fabiana Felício, do Insper. O levantamento apresenta dados sobre os benefícios econômicos e sociais do investimento em alfabetização e qualificação da EJA.

A participação do MPPA no evento reforça o compromisso institucional com a defesa do direito à educação e com o acompanhamento das políticas públicas voltadas à redução do analfabetismo e à valorização da Educação de Jovens e Adultos, considerada estratégica para a promoção da cidadania e inclusão social.

 

 

Texto: Lívia Leoni/ Ascom

Fale Conosco