ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de reunião para construção do projeto "Doce Futuro: Meliponicultura para o Desenvolvimento Sustentável"

Breu Branco 22/05/24 12:30

Em um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e a educação ambiental, a promotora Alexssandra Muniz Mardegan, titular da 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, participou, de reunião para construção do projeto "Doce Futuro: Meliponicultura para o Desenvolvimento Sustentável" no município de Breu Branco.

O encontro reuniu representantes de diversas instituições, incluindo o MPPA, ADEPARÁ, IFPA, SEBRAE, Ideflor-BIO, Câmara Municipal de Breu Branco, SEDUC e a Direção da EEEM Marci Sebastião Nunes - Anexo I. O objetivo do projeto é capacitar alunos do ensino médio da mencionada escola como agentes de mudança, utilizando a meliponicultura como ferramenta de aprendizado e conscientização.

A meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, é uma prática ancestral que contribui para a preservação da biodiversidade, a polinização de culturas agrícolas e a geração de renda em comunidades rurais. Através do "Doce Futuro", os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância da conservação ambiental, sustentabilidade e bioeconomia, aplicando seus conhecimentos na prática.

A PJ Alexssandra Mardegan destacou a importância do projeto: "A meliponicultura é uma ferramenta adequada para a construção de um futuro mais sustentável. Ao envolver os adolescentes e jovens nesse processo, estamos plantando sementes de esperança e, certamente, colheremos bons frutos de conhecimento, com uma geração consciente acerca do dever de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras gerações."

O Projeto conta com a participação direta da Família Pinon, responsáveis por despertar a comunidade local sobre a importância do reflorestamento de áreas degradadas, utilizando-se de técnicas sustentáveis, como é o caso da meliponicultura, para obtenção de renda sem causar danos ao meio ambiente. A Família Pinon, atualmente, produz diversos produtos, a exemplo de cosméticos naturais (sabonetes, pomadas, cremes hidratantes etc) a partir da extração do mel de abelha.

O projeto "Doce Futuro" representa um passo significativo na promoção da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável na região, unindo esforços de diversas instituições em prol de um futuro mais ecologicamente equilibrado e promissor.

 

Texto e fotos: 12ª PJ Agrária de Marabá

Fale Conosco