MPPA participa de inauguração de abrigo para crianças e adolescentes

Descrição da imagem: Foto de um jardim com objetos coloridos e placas com diversas frases. Há pedras decorativas no chão e bancos de madeira.
Nesta terça-feira, 10 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça Francisca Suênia, participou da inauguração do Abrigo Institucional Ravyla Dágila, para acolher crianças e adolescentes, no município de Viseu.
O abrigo tem a finalidade de ser um espaço de acolhimento, respeito e proteção integral para crianças e adolescentes provisoriamente afastados do convívio familiar, dessa forma, sua estrutura foi montada para se assemelhar a uma residência. O espaço tem capacidade para atender 12 crianças e conta com sala de coordenação; sala de atendimento técnico; brinquedoteca; três quartos; berçário; banheiros adaptados; cozinha; área de serviço; lavanderia; área de atividades externas; playground; campo de futebol e horta orgânica.

Descrição da imagem: a foto mostra um quarto de criança, da parede de fundo, do lado esquerdo, há um papel de parede verde com macacos em árvores no topo e no meio tem as partes de uma zebra, uma onça, um leão, uma girafa e um elefante, o desenho está coberto por um beliche que está encostado na parede. No lado direito, a parede é pintada de azul, possui uma janela de vidro, com duas cortinas abertas, de unicórnio e embaixo tem dois puffs enconstados na parede. Na parede oposta a essa há um guarda-roupa branco, que saiu cortado na foto.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Viseu, o órgão atende as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional, que garante a individualidade no atendimento e se torna referência entre os municípios da região Nordeste do Pará.
Na ocasião, a promotora falou da importância do abrigo para o município "nesse momento em que precisamos garantir os direitos das crianças, o Município cumpre o seu papel e o gestor se torna o guardião e o pai dos acolhidos, com o dever de cuidar e zelar pelo bem estar de cada um".

Descrição da imagem: há um campinho de futebol, cercado por pedras de seixo, no final dele há um escorregador infantil. Ao lado esquerdo do campo, há uma área, como se fosse uma casinha com teto de palha, mas sem paredes, com várias plantas ao redor.

O prefeito do município de Viseu Isaías Neto esteve no evento ao lado de outras autoridades municipais. Também participaram da inauguração, os familiares da homenageada Ravyla Dagila e representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Tutelar; Pastoral da Criança e EDAP Castelinho.
Texto: Lírio Moraes, com informações da Prefeitura Municipal de Viseu