ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de Fórum para Combate aos Impactos Causados pelo uso de Agrotóxicos

O objetivo é incentivar a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológico
Santa Izabel do Pará 11/03/22 15:20

Descrição da imagem: na foto aparecem dez pessoas, todas de pé, lado a lado, em uma sala ampla. Todos usam máscaras e posam para foto. Ao fundo há um painel  de madeira com ilustrações.  

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, participou nesta sexta-feira (11), do Fórum de Combate aos Impactos Causados pelo Uso de Agrotóxicos. O evento que ocorreu na Câmara Municipal de Santa Izabel, teve a participação da coordenadora do CAO CPC, Ângela Maria Balieiro Queiroz. O objetivo foi tratar sobre o incentivo à produção e comercialização de produtos com origens na  agricultura familiar e agroecológicos.

Entre os temas debatidos, destacaram-se, a produção agrícola familiar, produção orgânica e a alimentação escolar no município de Santa Izabel. 

Foram apresentados também os avanços e as conquistas da temática no município, e os desafios enfrentados para que seja efetivada a implementação dos produtos agroecológicos, certificação dos serviços orgânicos, e a introdução de alimentos saudáveis para os alunos da rede pública de ensino.

 
Foto: CAO CPC

Descrição da imagem: na foto aparecem cerca de 26 pessoas, reunidas também de pé, em outro lado da sala. Desse ângulo é possível ver o teto detalhado em madeira e o piso claro, as portas e janelas também são de madeira e as paredes brancas. Todos usam máscaras. 

Ressalta-se que o município de Santa Isabel tem um papal fundamental no Estado do Pará na produção de alimentos agrícolas, abastecendo a região metropolitana de Belém e outros municípios. Portanto, é essencial a efetivação de um trabalho voltado para a conscientização dos produtores e consumidores.

A reunião também contou com a participação dos promotores de Justiça Ligia Valente do Couto de Andrade Ferreira e Nadilson Portilho Gomes, coordenadores auxiliares do CAO CPC; da promotora de justiça Lilian Nunes e Nunes - representando a 4º Promotoria de justiça de Santa Isabel; e os representantes das seguintes entidades: Superintendências Federais de Agricultura do Pará; Associação de Engenheiros Agrônomos do Pará; ONG-UCOMEPA; Representante da Prefeitura Municipal de Santa Isabel; ADAM; APHA; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará; Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal De Educação; Secretaria Municipal de Produção e Agronegócio e Universidade Federal Rural da Amazônia e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
 

CAO CPC com edição da Assessoria de Comunicação 

 

Fale Conosco