MPPA participa de evento sobre uso consciente de agrotóxicos no entorno do Lago de Tucuruí

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou, no dia 23 de agosto, do 2º Encontro de Mulheres do Agro do Entorno do Lago de Tucuruí, realizado no município de Tucuruí. O evento reuniu produtoras rurais da região em uma programação voltada à troca de conhecimentos, incentivo à produção sustentável e fortalecimento do papel da mulher no campo.
Representando o MPPA, a promotora de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, ministrou a palestra “Mulheres no Agro: Produção com Consciência e Transformação no Uso de Agrotóxicos”. Em sua apresentação, a promotora abordou os riscos à saúde humana e ao meio ambiente associados ao uso inadequado de defensivos agrícolas.
A atuação da representante do MPPA buscou conscientizar as participantes sobre a importância do uso responsável de agrotóxicos, além de reforçar o papel estratégico da mulher como agente de transformação no setor agropecuário, promovendo a adoção de técnicas que minimizem os impactos negativos.
O encontro também contou com a presença do professor Osnar Obede da Silva Aragão, do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Tucuruí, que contribuiu com dados técnicos e científicos sobre a aplicação de agrotóxicos e suas consequências.
Texto: PJ Agrária de Marabá, com edição de Hannah Franco/Ascom