MPPA participa de evento sobre ESG na administração pública do CNMP

Nesta quarta-feira, 15 de maio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de representantes do Departamento de Gestão e Planejamento Estratégico, marcou presença no evento "Adoção de práticas de ESG na Administração Pública", organizado pelo Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O evento, realizado via videoconferência, teve a participação de diversos representantes dos MPs de todo o país, e contou com apresentação de experiências sobre a incorporação de práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance, em tradução livre Ambiental, Social e Governança) no setor público.
Daniel Jezini Netto, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), destacou a experiência da instituição na implementação de práticas ESG. Em sua apresentação, Jezini Netto detalhou as iniciativas do TCU, abordando desafios e resultados obtidos com a adoção dessas práticas, que visam a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa no contexto da administração pública.
Os representantes do Ministério Público do Pará consideraram a participação no evento extremamente enriquecedora. "Foi salutar verificar que é possível fazer como o TCU fez," comentou um dos participantes, referindo-se à possibilidade de replicar as boas práticas do TCU em outras instituições públicas.
A videoconferência ocorreu às 14:00 e registrou grande participação do público, reforçando a importância e o interesse crescente no tema ESG dentro do setor público. O evento contribuiu para fortalecer a ideia de que a administração pública pode e deve adotar práticas sustentáveis e responsáveis, promovendo um ambiente de governança eficaz e transparente.
Ao integrar a atividade, o Ministério Público do Pará reflete seu compromisso com a inovação e a busca contínua por aprimorar suas práticas administrativas, sempre alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.
A participação do MPPA no evento atende à Ação Estratégica nº 52 do Planejamento Estratégico Nacional, que consiste em implementar uma trilha de aprendizagem nacional sobre governança para líderes e membros das unidades, visando à capacitação em governança.
Texto e fotos: Departamento de Gestão e Planejamento Estratégico, com edição da Assessoria de Comunicação