ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de evento em comemoração aos 20 anos do Parapaz e reforça importância de centros integrados de atendimento a crianças e adolescentes

Belém 12/12/24 09:20

No último dia 6 de dezembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pela Promotora de Justiça Mônica Freire, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), participou do evento comemorativo pelos 20 anos do Parapaz, realizado no auditório do CETS do Hospital Santa Casa.

O evento destacou a trajetória do Parapaz Integrado, homenageando colaboradores que contribuíram para os reconhecimentos obtidos pelo centro ao longo de sua existência. Além disso, a programação incluiu palestras com abordagens médicas, jurídicas, psicológicas e socioassistenciais, reforçando o papel formativo do encontro.

Na ocasião, a promotora de Justiça Mônica Freire ministrou a palestra intitulada “A lei nº 13.431/2017 que instituiu o sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência e a importância dos centros integrados”. Durante sua fala a promotora ressaltou a necessidade de criação de outros centros integrados no  âmbito do estado do Pará, os quais devem seguir a expertise, do trabalho relevante que é executado com muita técnica por todos os profissionais que exercem suas atividades nos centros integrados da Santa Casa de Misericórdia e do CPC Renato Chaves .

A palestra abordou temas como as formas de violência previstas na Lei nº 13.431/2017, dados sobre violência contra crianças e adolescentes, desafios para o registro e processamento de crimes contra esse público e a importância do atendimento integrado às vítimas.

Durante o evento, a coordenadora do CAOIJ também foi homenageada por seu trabalho na coordenação de fluxos em articulação com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), que resultou na Resolução nº 095/2023. A homenagem reconheceu sua atuação em prol da garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes no estado.

Texto e fotos: CAOIJ, com edição da Ascom MPPA

Fale Conosco