MPPA participa de encontro nacional sobre educação do campo
A promotora de justiça Lilian Braga, de Santarém, representou o MPPA, em Brasília, no “Encontro Nacional 20 anos da Educação do Campo e do Pronera”, na quarta-feira (13), na Universidade de Brasília (UnB). O tema do evento que reúne cerca de 900 pessoas e encerra nesta quinta-feira (15) é “Educação é Direito, não é mercadoria”.
A promotora socializou a experiência de articulação Ministério Público do Estado do Pará e Fórum paraense e regionais de educação do campo para assegurar o direito dos povos do campo à educação. No grupo trabalho foram apresentadas ações semelhantes em outros Estados, como Roraima, Tocantins e Amazonas.
O encontro é promovido pelo Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), Incra e o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec), para socializar experiências e práticas, e discutir a importância da educação do campo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
O Fórum de Educação do Campo do Baixo Amazonas foi instalado em Santarém em agosto de 2016, sob a coordenação do Fórum Paraense de Educação no Campo (FPEC), após articulações do MPPA com outras representações. Atua para implementar, apoiar e fortalecer políticas públicas, estratégias e experiências de educação do campo, respeitando as diferenças culturais, geográficas, econômicas, sociais e étnicas dos povos da Amazônia.
Uma das ações socializadas pela promotora e pelo professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Wilson Sabino, foi a retomada do financiamento de cursos pelo Pronera na região. O primeiro curso, de Especialização em Saúde da Família, já está sendo realizado pela Ufopa.
Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação