MPPA participa de capacitação sobre identificação de abuso sexual em crianças e adolescentes em Altamira

Representando o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a 4ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Altamira, Monique Nathyane Coelho Queiroz, participou, na última segunda-feira, 4 de agosto, de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo do evento foi capacitar profissionais da rede municipal de ensino para identificar sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes, além de orientá-los sobre os encaminhamentos adequados à rede de proteção.
O encontro contou com a participação de mais de 100 servidores da educação, além de representantes dos Conselhos Tutelares, CREAS, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), setor psicossocial do Fórum de Altamira, Parapaz e demais instituições que compõem a rede de proteção infantojuvenil no município.
Durante o turno da manhã, a formação abordou conteúdos teóricos sobre os principais indicadores físicos, comportamentais e emocionais que podem sinalizar situações de violência sexual, assim como as obrigações legais dos profissionais da educação diante da suspeita ou confirmação de casos, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também foi apresentado o fluxo interinstitucional de atendimento adotado em Altamira, reforçando a importância de uma atuação integrada, célere e humanizada.
No período da tarde, os participantes participaram de estudos de casos práticos, analisando situações simuladas baseadas em experiências reais do cotidiano escolar. A atividade teve como objetivo exercitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, promover o debate entre os profissionais e fortalecer a articulação da rede para garantir o acolhimento e a proteção das vítimas.
Texto: 4ª PJ da Infância e Juventude de Altamira, com edição de Hannah Franco/Ascom