MPPA participa de ação de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher

O promotor de Justiça Franklin Lobato Prado, representando o Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVM), falou sobre o tema “Ministério Público e a Lei Maria da Penha”, no último sábado (15), na Hípica de Benevides. A palestra faz parte do projeto "Conhecimento, Alforria da Mulher”, parceiro do projeto "Empoderamento Empreendedor”.
Estiveram presentes os coordenadores do projeto "Conhecimento, alforria da mulher" Luciane Costa Ferreira, Paulo Sérgio Rodrigues dos Reis, diretora Regional do Sebrae, Leda Magno, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Simone Falcão, e o Padre André da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
O projeto ganhou o Prêmio "Acolher" 2018, da Natura. Como ação de impacto social voltado para a Prevenção e Enfrentamento a violência doméstica contra a mulher.
A ação deste sábado ofereceu orientação jurídica e realização de palestras com agentes que atuam na rede de proteção à mulher. Também foram apresentados dados sobre as pessoas atendidas nos meses de março a setembro pelo programa. Foram cerca de 795 acolhimentos por mês. Saúde e orientação jurídica somaram 298, capacitação profissional, 284, e capacitação empreendedora,46.
A palestra foi seguida por debates, com a presença de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), do Abrigo Estadual de Mulheres, Grupo de Apoio a Entidades Protetoras dos Animais (Gaepa), Associação Médico Brasileira (AMB), Fórum de Mulheres da Amazônia e Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (Mama), das igrejas católicas e evangélicas de Benevides e vítimas de violência doméstica.
O projeto prevê atendimentos que serão realizados por representantes do Sebrae, Combel, Seaster, do Abrigo Estadual de Mulheres, Gaepa, AMB, Fórum de Mulheres da Amazônia e MAMA e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), relacionado a programas sociais do Governo Federal, atendimento biopsicossocial e qualificação para o exercício da atividade profissional.
Atividades do projeto "Empoderamento Empreendedor"
Durante a semana, haverá qualificação pelo Sebrae de vítimas de violência no “Projeto Empoderamento Empreendedor” e serão elaboradas propostas encaminhadas ao executivo municipal e Estadual para prevenção e combate à violência doméstica. Para o atendimento universalizado, serão aproveitados dados da Delegacia Especializada no Atendimento á Mulher (DEAM), Patrulha Maria da Penha, SOS Mulher e do Núcleo de Combate à Violência Doméstica.
“Amanhã levaremos mais de 20 mulheres empreendedoras assistidas pelo projeto para a feira do Sebrae”, enfatiza o promotor Frankillin Lobato.
Texto e fotos: Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Edição: Assessoria de comunicação