ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de ação de cidadania e atende comunidades

Por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia) foram estimuladas práticas de solução consensual dos conflitos
Acará 09/08/21 14:59

Descrição da imagem: Na foto estão nove pessoas, homens e mulheres, alguns sentados outros em pé. A maioria usando a camisa da Jornada Social. Eles estão em uma área externa onde aparecem duas mesas brancas usadas para atendimento à comunidade. Ao fundo aparecem árvores.

O Ministério Publico do Estado do Pará, por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia), coordenado pela promotora de Justiça Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, em parceria com a Arquidiocese de Belém, participou, no sábado, 7, da Jornada Social “Mutirão pela Vida”, realizada na Ilha de Boa Vista do Acará. O evento teve como objetivo contribuir com a promoção da qualidade de vida das populações ribeirinhas, oferecendo-lhes serviços essenciais e despertando neles o interesse pela promoção da melhoria das condições de vida.

O Nupeia recebeu as demandas das comunidades na Ilha de Boa Vista do Acará e prestou orientações jurídicas, estimulando a prática de solução consensual dos conflitos.

A programação iniciou às 8h, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, encerrando às 17h.

Equipe do Nupeia integrou as ações de cidadania
Equipe do Nupeia integrou as ações de cidadania
Foto: Nupeia

Descrição da imagem: na foto aparecem vários participantes da ação de cidadania andando por um ramal de terra batida. Em ambas as laterais há uma área verde e acima o céu mostra um dia sem chuva

A coordenadora do Nupeia ressaltou que o evento foi um sucesso, uma vez que possibilitou abrir espaço para o protagonismo da comunidade e destacou: “o Ministério Público não precisa ter todas as soluções, antes deve compreender as necessidades de seus jurisdicionados e, após, definir estratégias de atuação, sempre voltados à demanda local”.  

A jornada social continuará no dia 28 de agosto na Comunidade São João de Pilatos, na Ilha de Outeiro e, no dia 11 de setembro, na Ilha de Cotijuba. Todas as ações contam com a equipe do Nupeia.

 

Texto: Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição
Edição: Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco