ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa da II Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos

Espírito Santo 01/07/22 15:39

Descrição da imagem: Foto colorida resgistrada em uma sala de paredes claras e piso de madeira. Há sete pessoas de pé, lado a lado posando para a foto. Ao fundo há um banner azul com a imagem de uma casa no alto de uma colina à direita e um texto que não é possível ler à esquerda.

Nos dias 29 e 30 de junho, o Ministério Público do Pará (MPPA) participou da II Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizada no Espírito Santo. O evento iniciou com a Conferência sobre o enfrentamento da violência de gênero pelo Ministério Público eleitoral brasileiro.

O GNDH é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) que tem por finalidade promover, proteger e defender os direitos fundamentais dos cidadãos. O grupo possui sete comissões permanentes que são compostas por membros do Ministério Público brasileiro.

Após a abertura do evento foram realizadas as reuniões simultâneas em que foram trabalhadas as propostas de enunciados, notas técnicas e moções, objetivando o fortalecimento e o aprimoramento da atuação ministerial. Na tarde do dia 29 ocorreu a reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União.

As Comissões também participaram de Plenária para a aprovação do que foi produzido por elas. Ao final da programação os representantes paraenses parabenizaram a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo e Presidente do GNDH, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, pela organização e acolhida durante o evento.

Representando o MPPA, estiveram presentes no evento o Procurador de Justiça, Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva, representando a Procuradoria-Geral de Justiça no CNPG; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Ana Cláudia Bastos de Pinho, na Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais, Carlos Eugênio Rodrigues Salgado dos Santos, na Comissão Permanente de Educação; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Mônica Rei Moreira Freire, na Comissão Permanente da Infância e Juventude; a Coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, Vyllya Costa Barra Sereni, na Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e a Promotora de Justiça Fabia de Melo-Fournier, na Comissão Permanente de Defesa da Saúde.

Texto: Supervisão dos CAOs, com edição da Ascom MPPA

 

Fale Conosco