ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa da abertura do 6º Workshop Amazônico dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Belém 02/04/25 14:20

Nesta quarta-feira, 2 de abril, o Ministério Público do Estado (MPPA) participou do 6º Workshop Amazônico dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente em Belém, promovido pela a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integraram a mesa de abertura as promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Síntia Quintanilha Bibas Maradei (1ª PJ da Infância), Albely Lobato de Miranda (3ª PJ da Infância) e Mônica Moreira (CAO da Infância). O evento debateu questões cruciais sobre a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O evento foi coordenado pelo professor Sérgio Borges e reuniu profissionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada para debater e promover os direitos da infância e da juventude na região amazônica. A mesa de abertura contou ainda com a representante do Poder Judiciário, Juíza da 1° Vara da Infância e Juventude de Belém, Rubilene do Rosário.

Durante a abertura, as promotoras de Justiça enfatizaram a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para a efetivação dos direitos garantidos pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "É fundamental que possamos unir esforços e construir uma rede de proteção que envolva não apenas o sistema de justiça, mas também a comunidade, as instituições educacionais e a sociedade civil”, afirmaram, destacando também a necessidade de um olhar atento e comprometido para com a realidade das crianças e adolescentes na Amazônia.

O evento contou com a presença de diversas organizações não governamentais, pesquisadores, conselheiros tutelares e pedagogos, que discutiram temas como educação, saúde, violência e a importância da participação juvenil nas decisões que afetam suas vidas.

O workshop visou capacitar os participantes e fomentar o diálogo sobre práticas inovadoras e efetivas na defesa dos direitos da infância e juventude.

A participação da sociedade civil organizada é um dos pontos altos do evento, com representantes compartilhando experiências e projetos que têm sido desenvolvidos na região.  Um dos pontos mais ressaltados durante o workshop é que somente através do envolvimento da sociedade será possível construir soluções concretas e adaptadas à realidade local.

Durante a programação do workshop as promotoras de Justiça Ione Nakamura e Mônica Freire palestraram sobre os temas, "Educação, direitos humanos e justiça restaurativa" e "Parâmetros, fluxos e protocolos adotados no atendimento às vítimas e testemunhas de violência na política educacional", respectivamente.

O 6º Workshop Amazônico dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente se configura como um espaço essencial para a troca de conhecimentos e a articulação de ações que visam garantir um futuro mais justo e igualitário para as novas gerações.  A participação do MPPA reforça o compromisso do Ministério Público com a defesa dos direitos infantojuvenis.

O evento segue até sexta-feira, com uma programação repleta de atividades e debates que prometem engajar todos os participantes na luta pela dignidade e pelos direitos das crianças e adolescentes na Amazônia.

 

Texto e fotos: Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém

 

Fale Conosco