MPPA, MPF e Instituto de Ciências Jurídicas inauguram sala de EAD do Curso de Métodos Consensuais de Gestão de Conflitos

O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr. e o Diretor-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), José Edvaldo Sales, participaram nesta segunda-feira (26), no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), da inauguração da sala de Educação à Distância (EAD), que integra o Curso de Aperfeiçoamento Métodos Consensuais de Gestão de Conflitos e a Concretização dos Direitos Socioambientais. O curso é resultado do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado em dois procedimentos administrativos que tramitaram na Promotoria de Justiça de Barcarena. O ato de inauguração foi conduzido pela Diretora Geral do ICJ, Valena Jacob e contou na mesa com o Procurador-Chefe do MPF, Felipe Moura Palha. Professores e gestores do ICJ prestigiaram a cerimônia.

O curso é uma parceria do Ministério Público do Estado (MPPA), Ministério Público Federal (MPF) e Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, sendo destinado a profissionais de nível superior que atuem ou desejem atuar na área do meio ambiente nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, ONGs e organizações sociais da região, bem como outros profissionais engajados na defesa do meio ambiente na Amazônia Legal.

Em sua fala o Procurador-Geral César Mattar Jr. registrou a satisfação de estar vivenciando o momento e ressaltou a importância da parceria entre as instituições e a academia, que trará novos benefícios à sociedade. “Desde o início consta em nosso plano de gestão implementar o fortalecimento da nossa política de autocomposição. Este momento que estamos vivenciando fortalece o nosso Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia). Parabéns a todos aqueles que seguem irmanados neste projeto. Quando as instituições e academias são fortalecidas, é a própria sociedade que sai mais forte desse processo”.

“Hoje ocorreu a inauguração da sala do estúdio de gravação disponibilizada pelo Instituto de Ciências Jurídicas e decorrente do TAC firmado pela Promotoria de Barcarena, que possibilitou a realização, uma parceria da Universidade Federal, Ministério Público do Estado e Ministério Público Federal. Foram disponibilizadas vagas para membros e servidores do MPPA, bem como à comunidade em geral. O processo seletivo já foi concluído e temos 40 integrantes do MPPA inscritos”, destacou o Diretor-Geral do CEAF, Edvaldo Sales.
O Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no Pará, Felipe Moura Palha, externou a sua alegria de estar participando do evento, pois foi aluno da UFPA, e frisou que o MPF tem um trabalho voltado a esse tema e ao fortalecimento de parcerias. “No meu mandato como procurador chefe a instituição vem tentando se aproximar cada vez mais da academia. É um trabalho que já vem de longa data, com parcerias na questão do mestrado profissional e outros eventos que estão acontecendo. Há os casos, por exemplo, de pesquisadores professores que se debruçam em ocorrências que fatalmente chegam ao MPF e resultam em ações civis, por conta de trabalho desses profissionais da UFPA”.

A Diretora-Geral do Instituto de Ciências Jurídicas, Valena Jacob, agradeceu a parceria das instituições, pois fortalece a capacitação e atuação dos profissionais interessados no tema. “Reconhecemos a importância das parcerias da universidade com as instituições, pois é esse olhar preocupado com a extensão da Universidade, que faz com que seja possível proporcionar esses cursos às pessoas. Agradeço a sensibilidade do Ministério Público estadual e federal em procurar a Universidade e reconhecer o nosso talento”.
Texto: Assessoria de Comunicação