MPPA lança projeto “Absorvendo Dignidade” em Abaetetuba

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Abaetetuba, lançou no último dia 9 o Projeto “Absorvendo Dignidade”, em evento realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Laura Ribeiro.
A iniciativa foi conduzida pela promotora de Justiça Adriana Passos Ferreira e pelo promotor de Justiça Felipe Freitas Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cream), a Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba (Sesmab) e o Hospital Regional.
O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS) e adaptado à realidade local, com o objetivo de incentivar e fortalecer políticas públicas voltadas ao combate à pobreza menstrual, por meio de ações integradas de educação, saúde e assistência social em escolas da rede pública municipal e estadual.
A programação contou com a colaboração da direção da escola, representada pela professora Elizete Caripuna, e incluiu uma roda de conversa com estudantes sobre pobreza e dignidade menstrual. A atividade foi conduzida pela enfermeira Kellen Costa, da Sesmab, que também coordena o projeto “Dignidade Menstrual para a Menina Quilombola de Abaetetuba”. Durante a discussão, foram abordados temas como a quebra de tabus relacionados à menstruação, o reconhecimento do ciclo como parte natural da vida feminina e alternativas para enfrentar a pobreza menstrual, incluindo a produção de absorventes ecológicos por mulheres de comunidades quilombolas.
Ao final do encontro, observou-se que, embora inicialmente tímidas, as estudantes passaram a reconhecer a dignidade menstrual como um direito, ressaltando a importância de que mais meninas tenham acesso a esse tipo de informação. O projeto seguirá sendo desenvolvido em outras escolas da rede estadual e municipal ao longo de sua vigência.
Texto: Lívia Leoni/ Ascom