ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA lança o projeto “Sala de Descompressão”, destinado a promover saúde e  qualidade de vida no trabalho

Belém 18/09/25 16:05

 

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio Procuradoria-Geral de Justiça e da Subprocuradoria-Geral de Justiça Técnico-Administrativa, Comissões da Saúde e da Qualidade de Vida no Trabalho, realizaram nesta quinta-feira (18), de 9h às 12h, o lançamento do projeto “Sala de Descompressão”, no auditório Fabrício Ramos Couto do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Participaram da abertura do evento o procurador-geral, Alexandre Tourinho; a subprocuradora-geral de justiça e presidente da Comissão de Saúde, Ubiragilda Pimentel; o diretor de Recursos Humanos, Ricardo Moura; a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP/RH), Akassia Ribeiro; e servidores das Comissões e integrantes do bem-estar. Membros e servidores prestigiaram a programação que se estendeu por toda a manhã.

O projeto visa criar e disponibilizar um espaço de pausa e relaxamento, por meio do de terapias integrativas e ações que visam a promoção de bem-estar, proporcionando um espaço de atividades para seus membros, servidores e estagiários, promovendo a qualidade de vida no trabalho. 

A atividade alinha-se às diretrizes do Planejamento Estratégico Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que intenciona a gestão por competências e o bem-estar no ambiente laboral.

Em sua fala durante o lançamento, o procurador-geral Alexandre Tourinho ressaltou a importância de refletir sobre à saúde mental no trabalho “No teu dia a dia, tens que ter alguns momentos de pausa, parar mesmo. Como o nome do projeto diz, é necessário descomprimir, seja em uma igreja, um culto, terapias ou qualquer outra atividade, de modo que possas realmente ter um momento de reflexão e pausa”.

Dentro do Planejamento Estratégico do MPPA para 2021-2029, a segurança do trabalho e a qualidade de vida são prioridades. A administração superior do MPPA reforça essa abordagem, definindo a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho como um conjunto de ações que buscam saúde e sustentabilidade, além de melhorar o clima organizacional.

 

A subprocuradora-geral de justiça Ubiragilda Pimentel destacou que esta é a primeira iniciativa neste formato entre os Ministérios Públicos do Brasil, marcando um passo importante em direção ao bem-estar de todos os integrantes do órgão. “Temos que cuidar dos nossos membros e servidores, cuidar de nós mesmos. Para que possamos desenvolver um bom trabalho, temos que ter uma boa qualidade de vida no trabalho”. E pontua que em breve novas iniciativas serão apresentadas para os integrantes. “Nós vamos trabalhar em cima disso e levar outras ações também, já temos em mente outras sugestões que vocês irão gostar. ” Finalizou. 

 

Ainda na abertura do evento, Akassia Ribeiro, chefe da DDP do MPPA esclareceu que é um projeto que permanecerá na intuição. “É um projeto que nós queremos continuar, temos essa necessidade atualmente de ter aquele momento de pausa, para trabalhar com a saúde mental equilibrada, e termos esse autocuidado conosco. ” Concluiu.

O projeto, que será realizado mensalmente, oferece atividades como meditação, massagem, shiatsu, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, aromaterapia, quick massagem, ginástica laboral, yoga, pilates e tai chi chuan. Uma chamada interna foi feita aos servidores que possuam essas habilidades e tem o interesse em oferecer esses serviços de forma voluntária. Os chamados “Integrantes do Bem”, que disponibilizaram suas habilidades nesta 1ª edição foram os servidores Akassia Ribeiro, Ana Rita Santos e Lúcia Florenzano, e, ainda, o voluntário Francisco de Assis Santos.


Texto: Patrick Dias, Ascom MPPA

 

Fale Conosco