MPPA incentiva produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológica

Descrição de imagem: foto colorida de cinco pessoas sentadas lado a lado, atrás de uma mesa coberta com pano vermelho e branco. São três mulheres que olham para a câmera e dois homens que olham para a direita (à esquerda deles). O ambiente é uma sala de aula com as paredes bege.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), Ângela Maria Balieiro Queiroz e o Promotor de Justiça Rui Barbosa Lamin, representantes do Fórum de Combate aos Impactos Causados Pelo Uso de Agrotóxicos, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (27 de maio) com a Prefeita Municipal de Colares, Maria Lucimar Barata, bem como os representantes das Secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente, de Educação e de Obras de Colares; do Laboratório Central do Estado do Pará; das Superintendências Federais de Agricultura do Pará; da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará; da Comissão da Produção Orgânica no Estado do Pará; Técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do MPPA e pequenos produtores rurais de diversas localidades de Colares.
O evento ocorreu na Escola Dr. José Malcher, para tratar sobre o incentivo à produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológicos. Entre os temas tratados durante a reunião relataram-se as dificuldades enfrentadas pelos agricultores da produção agrícola familiar, produção orgânica e sobre a alimentação escolar no Município de Colares, principalmente pela falta de maquinário e equipamentos agrícolas que deem suporte a essas atividades.

Destacou-se a necessidade de estruturar espaço físico em Colares para o funcionamento de feiras agrícolas com produtos cultivados no próprio município, a fim de valorização dos produtores e economia locais. Além disso, abordou-se a estruturação dos órgãos municipais responsáveis por prestar assistência técnica e fomento aos pequenos produtores rurais e viabilizar contatos com os órgãos e entidades estaduais e federais responsáveis por prestar qualificação técnica aos produtores da agricultura familiar. Por fim, sobre a viabilização da devida regularização fundiária de áreas rurais; bem como, providenciar estrutura de escoamento da produção da produção familiar.
Texto: CAO Cível, Processual e do Cidadão, com edição da Ascom