MPPA impulsiona Projeto Ubuntu com reuniões junto às secretarias de educação na 4ª região agrária

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da Promotoria Agrária da 4ª Região, com sede em Altamira, deu continuidade ao Projeto Ubuntu: Caminhos para a igualdade étnico-racial na Amazônia, durante o período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024. Durante esse período, foram promovidas reuniões com as secretarias de educação dos municípios de Uruará, Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu.
A promotora de justiça Renata Cardoso, coordenadora do Projeto Ubuntu, enfatizou a importância de incluir o estudo da história e cultura afro-brasileira no Projeto Político Pedagógico dos municípios. Segundo ela, essa inclusão é fundamental para promover uma política educacional antirracista no campo.
O pacto antirracista, que tem sido o cerne do Projeto Ubuntu, foi estruturado em parceria com o NIERAC - Núcleo de Igualdade Étnico Racial, lançado na abertura do Projeto Ubuntu em agosto de 2023, na cidade de Altamira. Por sua vez, a cartilha, que servirá como um guia prático para a implementação dessas políticas, é fruto de uma parceria entre o MPPA e a UFPA, sendo lançada em novembro de 2023, na capital paraense, Belém.
A iniciativa visa não apenas promover a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, mas também fomentar o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo institucionalizado em todas as esferas da sociedade paraense.
Texto e fotos: PJ Agrária da IV Região/ com edição da Ascom MPPA