ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA fortalece a democracia em São Miguel do Guamá realizando evento sobre Educação Eleitoral para jovens eleitores nos dias 21 e 22/09/2023

São Miguel do Guamá 26/09/23 16:15

A proposta de realizar palestras sobre Educação Eleitoral foi idealizada pela promotoria de justiça Sabrina Said Daibes de Amorim Sanchez em sede de processo Eleitoral no qual houve um Acordo de Não Persecução Penal – ANPP. Na abertura do evento, a promotora  realizou exposição sobre os motivos que levaram o MPPA a realizar o evento, informando sobre o concurso de redação sobre a temática das palestras (que premiará 04 estudantes: 02 de cada escola), citando a importância do trabalho conjunto da Promotoria com o Núcleo Eleitoral e CEAF e das parcerias institucionais firmadas com o Campus XI da Universidade Estadual do Pará – UEPA (que cedeu o auditório) e com as Direções das escolas (que 
garantiram a participação do público-alvo).

No dia 21/09/2023 (quinta-feira) o evento foi realizado à noite, pois foi direcionado aos alunos no turno da noite e na Mesa de Abertura, além da promotora Sabrina Sanchez, estavam o promotor de justiça Edvaldo Sales (Coordenador do Núcleo Eleitoral e Diretor do CEAF), a Diretora Maria do Socorro Veras da Silva Ferreira (Escola Frei Miguel de Bulhões) e a Profa. Dra. Eliana Ruth Silva Sousa (Coordenadora do Campus XI da UEPA).

 

 

No dia 22/09/23 (sexta-feira) houve presença de estudantes dos turnos da manhã das 02 escolas e na Mesa de Abertura, além dos promotores e da Diretora da Escola Frei Miguel, constou presença da Diretora Odaléia Maria Rodrigues Rei, da Escola Irmã Carla Giussani, cuja maioria dos alunos residem na zona rural do município.

Na palestra ministrada pela promotora de justiça Sabrina Sanches constou os seguintes temas: Poderes no Município (Executivo e Legislativo), Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, alistamento e voto consciente. A promotora de justiça explicou a divisão do Poder Executivo e detalhou a formação e a atuação dos políticos no âmbito do município, usando como exemplo São Miguel do Guamá, lembrando que prefeito e vereadores são escolhidos pelo voto dos eleitores do município. Sabrina Sanches explicou o trabalho que MP e como ocorre a atuação junto a Justiça Eleitoral, na fiscalização e na apuração e denúncia de crimes eleitorais. A promotora incentivou os jovens a fazerem o alistamento eleitoral e terem participação ativa na vida política do município e refletirem sobre os conhecimentos que estavam sendo repassados no evento em razão a relevância do voto consciente.

A palestra ministrada pelo Coordenador do Núcleo Eleitoral do MPPA Edivaldo Sales tratou dos temas: Democracia, partidos políticos, participação política da sociedade. O promotor expôs a importância de termos um sistema político democrático e, lembrando registros históricos, provocou reflexões sobre viver em regime de ditadura para reforçar a importância da liberdade. Explicou a configuração partidária do Brasil e provocou os jovens a entrarem na política e assim se tornarem representantes do povo e contribuírem à garantia de serviços públicos (saúde, educação, segurança, etc.) Edvaldo Sales observou que a participação política é fundamental, explicando que o voto é o principal ato de cidadania e as formas de participação em processos democráticos

Ao final das palestras foi informado que os certificados de participação no evento serão encaminhados às Direções das escolas, bem como as redações serão produzidas nas escolas e os professores da área decidiram as 02 melhores para encaminhar à PJ de São Miguel do Guamá até o dia 02/10/2023.

A promotora de justiça revelou o valor do prêmio que será repassado aos vencedores do concurso de redação (1º e o 2º lugar), o que deixou os estudantes animados.

Texto: Rosivane S. Mendes (Apoio Núcleo Eleitoral/MPPA)
Fotos: Rosivane S. Mendes (Apoio Núcleo Eleitoral/MPPA) e Joel Carlos Assunção (Apoio CEAF/MPPA)

 

 

Fale Conosco