ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA faz visita institucional a Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Tucuruí 03/04/25 12:05

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de justiça de Breu Branco Ronielen Amâncio Rodrigues e do 3º promotor de justiça de Tucuruí Francisco Charles Pacheco Teixeira, realizou visita institucional à Usina Hidrelétrica da Eletronorte, em Tucuruí, na última sexta-feira (28). O motivo foi a inspeção a uma máquina de compostagem de resíduos sólidos recicláveis.

O equipamento foi adquirido pela Eletronorte em 2001, mas nunca foi instalado por falta de acordo entre a empresa e os municípios da região. Há ação judicial em trâmite na comarca de Breu Branco, impetrada pela promotoria local, demandando que a empresa instalasse o maquinário para fins de compensação ambiental, em decorrência da construção da hidrelétrica.

Agora, o município de Breu Branco pretende ingressar como terceiro interessado no processo. Com a oferta de contrapartida pela gestão municipal, cresce a possibilidade de um acordo para destravar o impasse e dar uso à máquina, após mais de duas décadas.

Além dos representantes do Ministério Público, compareceram à visita o prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo, acompanhado de uma equipe formada por outros servidores municipais; o secretário de Meio Ambiente de Tucuruí, Rodrigo Nunes; e o diretor do Campus Tucuruí do IFPA, o engenheiro Midson - além de professores da UFPA e colaboradores da Eletronorte.

Após a inspeção, os interessados reuniram para debater o assunto. O encontro foi produtivo, e ficou acordado que o Ministério Público de Breu Branco conduzirá as tratativas para o possível acordo, visando aencerrar a demanda judicial e viabilizar a instalação da usina de compostagem na região.

Texto e foto: PJ de Tucuruí com edição de Ascom/MPPA

 

Fale Conosco