ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA encerra evento de defesa dos direitos humanos com lançamento de revista da "Turma da Mônica"

Soure 10/08/23 15:30

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) encerrou nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, uma ação integrada focada na defesa dos direitos humanos, com uma programação diversificada que abordou temas como os direitos das mulheres, comunidades indígenas, quilombolas, crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIA+, além de questões fundiárias. O evento aconteceu na Escola Municipal Santana do Tucumanduba, na cidade de Soure, localizada na Ilha do Marajó.

Uma das principais atrações do evento foi o lançamento da revista especial da "Turma da Mônica" com a temática de combate à discriminação, intitulada "Ética e Direitos Humanos". A iniciativa da revista foi do MPPA, visando utilizar a linguagem acessível das histórias em quadrinhos para transmitir valores fundamentais relacionados à ética, igualdade e respeito pelos direitos de todos.

Durante os três dias de programação, o evento contou com palestras, rodas de conversa e painéis abordando diversos aspectos dos direitos humanos. A temática da mulher, especialmente em contextos rurais e tradicionais, foi amplamente discutida, incluindo a relação entre mulheres e agricultura familiar, mulheres indígenas e quilombolas. Além disso, a escuta qualificada com representantes de movimentos sociais na região do Marajó permitiu identificar as principais demandas relacionadas aos direitos humanos.

O público-alvo das atividades foram os integrantes dos movimentos sociais, as redes de proteção, membros e servidores do Sistema de Justiça e do serviço público, além da sociedade em geral. A ação teve como objetivo aproximar a sociedade do Ministério Público, identificar demandas e contribuir para o fortalecimento de políticas institucionais que promovam a justiça e a igualdade.

O evento foi promovido pelo MPPA, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH) - Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher), Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) e Núcleo Agrário e Fundiário (NAF) - e  do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ).  A revista em quadrinho também contou com o apoio do CAODH e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (CAODPP).

Texto: Assessoria de Comunicação.

Fale Conosco