MPPA encerra etapa sudeste do Projeto de Interiorização 2024

Foram quatro dias de viagens pelas Regiões Administrativas Sudeste I, II e IV, a Comitiva do Projeto de Interiorização da PGJ visitou nove municípios e reuniu com 40 promotores de Justiça. Também participaram dos encontros servidores e estagiários lotados nas sedes e salas do Ministério Público nos municípios de Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara, Rio Maria, Redenção e Conceição do Araguaia. O projeto, desenvolvido na gestão do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., visa aproximar a administração superior dos membros e servidores do interior, bem como fazer um levantamento das demandas e otimizar as medidas resolutivas, por meio do diálogo direto com os integrantes da instituição.
Compuseram a Comitiva que percorreu os municípios nesses quatro dias o subprocurador-geral de Justiça para a área jurídico-institucional, Eduardo Barleta; a subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel; o corregedor-geral, Sérgio Tibúrcio; o ouvidor Geraldo Rocha; a chefe de gabinete da PGJ, PJ Érika Menezes; o assessor da PGJ, PJ Alexandre Tourinho, o Diretor Geral do CEAF e Coordenador do Núcleo Eleitoral, PJ José Edvaldo Sales; a diretora do Departamento de Obras, Márcia Moraes; o chefe do gabinete militar, Cel Franco; as assessoras da administração superior Marilze Bitar, Germana Imbiriba e Anize Machado; e o servidor da Assessoria de Comunicação, Edyr Falcão.
"Mais um ciclo do nosso projeto encerrado com êxito. Desde o início de nosso primeiro mandato, temos andado pelo estado, ouvindo demandas e levando soluções. Ao final, ganha a sociedade paraense, com um Ministério Público forte e mais bem estruturado", declarou o PGJ César Mattar Jr.
Nesse último dia de visitas institucionais, 5 de setembro, a Comitiva da PGJ esteve na Região Sudeste II, nos municípios de Redenção e Conceição do Araguaia, onde foram tratados temas como a disponibilidade da lotação de novos servidores e estagiários, a criação de cargos de promotoria ou a vinda de um PJ auxiliar para fortalecer o atendimento das demandas, o reforço nos equipamentos de informática, reforma e manutenção dos prédios para melhorar o ambiente de trabalho, entre outros assuntos institucionais.
Participaram da reunião em Redenção os promotores de Justiça Luiz da Silva Souza (coordenador), Leonardo Caldas, Jairo Costa e Alexandre Moura. Em Conceição do Araguaia estiveram presentes os promotores de Justiça Alfredo Amorim, Cremilda Aquino e Jairo Costa.
Por ocasião da visita à Conceição do Araguaia, o PGJ César Mattar Jr. aproveitou a ocasião para entregar ao PJ Alfredo Amorim a Medalha de 133 anos do MPPA, concedida em honra ao Dia do MP do Pará (22 de junho).
O Projeto de Interiorização da PGJ iniciou em 2021 e terá novas etapas até o encerramento da gestão do Procurador-Geral César Mattar Jr.
Texto e fotos: Edyr Falcão da Ascom