ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA e órgãos debatem sobre combate aos impactos do uso de agrotóxicos

Os participantes da reunião são da Comissão Temática do Fórum Paraense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos
Pará 25/02/22 12:00

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão Dra. Ângela Maria Balieiro Queiroz se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, com os membros da Comissão Temática de Fiscalização de Riscos de Impactos ao Meio Ambiente do Fórum Paraense de Combate aos Impactos pelo Uso de Agrotóxicos, para definir às áreas e estratégias de atuação da referida comissão.

Entre os temas tratados foram a pulverização aérea com agrotóxicos em áreas do Estado do Pará, a devolução das embalagens de acondicionamento de agrotóxicos e sistematização dos dados disponíveis pelos órgãos de fiscalização para autorização, compra, aplicação e impactos na utilização de agrotóxicos.

Outo relevante ponto abordado trata da elaboração de estratégias para priorizar a questão da minimização dos impactos da pulverização aérea de agrotóxicos, pois quando não atendem as normas técnicas, além de causar danos a vegetação, pode se espalhar contaminando outras áreas afetando diretamente a saúde das pessoas, animais e outras áreas, bem como o solo, rios e igarapés.

Ao final da reunião foi deliberado o encaminhamento de convite a outras entidades/órgãos estaduais e municipais que atuam nessas temáticas para participarem das futuras reuniões. O intuito é fortalecer o trabalho desenvolvido e principalmente a criação de uma rede integrada, viabilizando a troca de informações, ficando agendada a próxima reunião para o dia 21 de março de 2022.

A reunião contou com a participação da Layse Bastos, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (CREA-PA), Zilma, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Carlos Valério, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA) e Thiago Rodrigues, Soraia Marriba, Maria do Carmo, Ana Maria, José Orlando, todos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI/MPPA).


Texto: CAO CPC, com edição da Ascom

 

Fale Conosco