MPPA e ACNUR realizam exposição fotográfica com foco na integração local e empregabilidade de pessoas refugiadas
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em Belém lançarão uma exposição fotográfica sobre pessoas refugiadas no Brasil.
O lançamento da exposição, intitulada "Atravessando fronteiras e descobrindo imagens: a importância da integração de pessoas refugiadas", acontece no Boulevard Shopping Belém, parceiro da iniciativa, na próxima sexta-feira, 5 de novembro, às 11h.
A exposição tem um caráter educativo, com a finalidade de desmistificar informações corriqueiramente veiculadas acerca desse grupo, esclarecendo aspectos jurídicaos, socioeconômicos e as dúvidas mais frequentes.
As artes das imagens foram produzidas pelo setor de Artes Gráficas do MPPA, a partir de fotografias fornecidas pelo ACNUR. A exposição será realizada em um hall do shopping, localizado no Piso 1 e ficará disponível ao público até dia 15 de novembro.
A parceria para a exposição é resultado de uma reunião com o Boulevard Shopping Belém para apresentar o evento “Fórum Empresarial de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes”, que será realizado pelo MPPA, Acnur e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) na quinta-feira, 4 de novembro, no Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPA.
Sobre o Fórum Empresarial de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) realizarão no dia 4 de novembro, de 14h às 18h, o Fórum Empresarial de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes.
O objetivo do evento é reunir o empresariado local, associações, federações, poder público e universidades, para discutir sobre as boas práticas na aplicação de políticas de diversidade no mercado de trabalho paraense.
Além das discussões, serão apresentadas experiências de empresas nacionais que promovem qualificação profissional e contratação de pessoas refugiadas e migrantes. No evento, também haverá o lançamento de um estudo sobre perfil laboral da população indígena venezuelana residente na Região Metropolitana de Belém.
O Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) representa o Ministério Público do Estado do Pará nesta parceria. O fórum ocorrerá no Auditório Fabrício Ramos Couto, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA, localizado na Rua João Diogo, nº 52.
Ascom MPPA e ACNUR