MPPA discute o impulsionamento da agricultura familiar e do turismo de base comunitária em Novo Repartimento

No último dia 20 de fevereiro de 2023, as Promotoras de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Marabá, e Aline Cunha da Silva, titular da PJ de Novo Repartimento, conduziram uma reunião voltada para o fomento do desenvolvimento sustentável na região, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção do Turismo de Base Comunitária (TBC).
O encontro, que contou com a presença do atual prefeito municipal de Novo Repartimento, Valdir Lemes Machado, e a equipe de secretários, assim como os representantes Professor André Mesquita (projeto TECNOLAGO/UFPA), Micheli Van Der Laan (IGR LAGOTUR) e Ney Ralison Oliveira (COOPERCAU), cujo propósito primordial foi o de discutir estratégias conjuntas para impulsionar esses setores fundamentais para a economia local.
A Promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, em uma de suas intervenções, ressaltou a fundamental importância da colaboração do poder estatal, sobretudo o local, para garantir que os benefícios dos serviços públicos cheguem de maneira eficaz às comunidades rurais. “Há a necessidade de uma abordagem integrada, reconhecendo a complementaridade entre a agricultura familiar e o turismo comunitário no contexto do desenvolvimento sustentável”, destacou a PJ Alexssandra Mardegan.
A verticalização da produção rural, especialmente quanto à cultura do cacau, foi destacada como uma oportunidade para elevar, ainda mais, o perfil de Novo Repartimento nacionalmente. “A valorização dessas atividades não apenas impulsiona a economia local, mas também contribui para a consciência ambiental e o fortalecimento das comunidades da zona rural”, enfatizou a Promotora de Justiça Alexssandra.
A reunião proporcionou um espaço para discutir o potencial turístico da região e apresentar propostas concretas para inserir Novo Repartimento no Mapa do Turismo, visando ampliar o acesso a recursos e financiamentos específicos para o setor, que serão fatores transformadores, social e econômico, para o município.
As Promotoras de Justiça também visitaram o Polo Pesqueiro de Novo Repartimento, região que compõe o Lago de Tucuruí, distante cerca de 27 km do centro urbano, cuja finalidade foi a de conhecer a realidade dos pescadores que retiram sua subsistência por meio da prática pesqueira.
Texto: 12ª PJ Agrária de Marabá