ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA debate plano de atuação para promover educação antirracista nas escolas

Belém 17/03/25 16:40

Na última sexta-feira, 14, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou reunião com os integrantes do Plano de Atuação da 1ª e 3ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude da capital, para debater ações que promovam uma educação antirracista nas escolas de Belém. A reunião, coordenada pelas Promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Síntia Bibas Maradei e Albely Miranda, discutiu as atividades que serão desenvolvidas junto aos integrantes do plano. O procurador de Justiça Sérgoio Tibúrcio foi convidado e colaborou com os debates.

Durante a reunião, os integrantes do MPPA trataram da implementação de práticas pedagógicas que respeitem a pluralidade cultural nas escolas, com foco no combate à discriminação racial.

O plano de atuação de política antirracista nas escolas tem como premissa promover um ambiente escolar que respeite a diversidade, com inclusão e igualdade entre os alunos, por meio do comprometimento de toda a comunidade escolar - educadores, gestores e estudantes. Nele, constarão dados estatísticos acerca da desigualdade racial nas escolas do Brasil, que serão fornecidos pela equipe de pedagogia do MPPA.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que a equipe técnica do MPPA entrará em contato com as instituições parceiras para a efetivação e otimização do Plano de Atuação.

Texto: Bianca Galhardo (Ascom/MPPA)

Fotos: PJ da Infância e Juventude da Capital

 

Fale Conosco