ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA coordena vistoria técnica na área da CBB/USPAM para início de coleta de resíduos

Ulianópolis 02/10/24 10:30

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através do promotor de Justiça de Ulianópolis, Humberto Pinto Brito Filho, realizou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, uma vistoria na área da Companhia Brasileira de Bauxita/Usina de Passivos Ambientais (CBB/USPAM). A ação contou com a presença de engenheiros ambientais da empresa Renova Ambiental do Brasil, representantes das empresas signatárias do Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC), integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ulianópolis, além de técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MPPA.

O objetivo foi avaliar as condições de trafegabilidade da área da CBB/USPAM, a fim de viabilizar o início dos trabalhos de coleta e análise de resíduos, conduzidos pela empresa Renova. Durante os dois dias de inspeção, foram identificados novos pontos de descarte indevido de resíduos tóxicos, que não foram mencionados no relatório preliminar elaborado pela Renova em janeiro de 2024. 

Encerrando os trabalhos de campo, foi realizada, uma reunião na Prefeitura de Ulianópolis, onde ficou definido que os trabalhos de coleta e amostragem de resíduos tóxicos terão início no dia 14 de outubro, com a mobilização da equipe técnica da Renova Ambiental.

A Promotoria de Justiça de Ulianópolis segue acompanhando de perto a implementação do CAC, garantindo a responsabilização e o cumprimento das obrigações ambientais pelas empresas envolvidas, visando à reparação dos danos causados ao meio ambiente e à comunidade local.

 

Texto e fotos: PJ de Ulianópolis, com edição da Ascom MPPA

 

Fale Conosco