MPPA capacita novos Conselheiros Tutelares em Ananindeua

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, realizou nos dias 16, 17 e 18 de janeiro palestras para a formação inicial dos novos conselheiros tutelares de Ananindeua, eleitos no Processo de Escolha de 2023.
O evento, com o tema “O fazer do conselheiro tutelar: atribuições, limites e desafios”, teve como objetivo discutir situações cotidianas do conselheiro tutelar, refletindo sobre a atuação prática e alinhando-se às orientações contidas nas leis e normas que fundamentam os direitos das crianças e dos adolescentes.
Participaram do evento os Conselheiros Tutelares dos Conselhos I, II, III e IV. A programação dos dias 16 e 17 teve início com a palestra sobre as principais atribuições, limites e desafios da função, ministrada pelas Promotoras de Justiça Priscilla Moreira e Vyllya Sereni, titulares do 1º e 4º cargos de Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, respectivamente.
Em seguida, a psicóloga Maria Valéria Nonato abordou o tema “Saúde mental: Habilidades emocionais para o exercício da função”. A programação desses dias encerrou-se com a apresentação da palestra “A utilização dos recursos e habilidades que facilitam o trabalho do conselheiro tutelar”, pela Assistente Social Rosemary Barros de Oliveira, incluindo a discussão e reflexão de um estudo de caso.
No dia 16, participaram do evento os membros dos Conselhos Tutelares (CTs) I e II, e no dia 17, participaram os membros dos CTs II e IV. As turmas foram divididas com o objetivo de garantir uma maior aproximação entre os membros do Conselho Tutelar e a Promotoria da Infância e Juventude.
O evento foi concluído no dia 18, com a participação de todos os membros dos 04 Conselhos Tutelares de Ananindeua, apresentando a palestra “Atuação em Rede”, ministrada pelas Promotoras de Justiças Priscilla Moreira e Vyllya Sereni. Em seguida, foram apresentados os serviços e programas direcionados à população infantojuvenil pelas Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social do município de Ananindeua. Estiveram presentes no evento do dia 18 a Secretária de Educação do Município de Ananindeua, Leila Freire, e o Secretário de Assistência Social de Ananindeua, Junior Hage.
Ao final, as Promotoras de Justiça entregaram aos coordenadores de cada um dos 4 Conselhos Tutelares pen drives contendo material de apoio e estudo para o trabalho de Conselheiro Tutelar.
Texto e fotos: PJ Infância e Juventude de Ananindeua