ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA articula projeto para tratamento de adolescentes com dependência química em Ananindeua

Ananindeua 23/06/25 15:00

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 1ª Promotora de Justiça de Infância de Juventude de Ananindeua, Priscilla Tereza de Araújo Costa Moreira, reuniu-se no último dia 11 com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) e as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS I e II). O encontro teve como objetivo apresentar um projeto voltado à promoção da adesão ao tratamento de desintoxicação para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e que enfrentam sofrimento ou transtornos mentais agravados pelo uso de crack, álcool e outras drogas.

A iniciativa, vinculada ao Procedimento Administrativo SAJ nº 09.2025.00001261-3, busca não apenas promover, mas também fiscalizar a política pública municipal direcionada a esse público em situação de vulnerabilidade. Durante a reunião, foram definidas as diretrizes iniciais para a execução do projeto, que está previsto para iniciar em agosto de 2025.

A primeira etapa contempla a capacitação da equipe técnica que atua diretamente com os socioeducandos, com foco na preparação dos profissionais para lidar com as particularidades dessa população. O plano de intervenção também prevê encontros regulares com os adolescentes e seus familiares, promovendo o engajamento no processo de tratamento e recuperação.

A expectativa é de que o projeto contribua para a recuperação e reintegração social desses adolescentes, além de fortalecer a rede de proteção e atendimento no município de Ananindeua.

Texto: Patrick Dias, Ascom/MPPA com informações da 1ª Promotoria de Justiça de Infância de Juventude de Ananindeua.

Fale Conosco