MPPA articula ações com a rede de proteção à infância e juventude para a Campanha Maio Laranja em Rondon do Pará

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rondon do Pará, realizou no dia 9 de abril de 2025 uma reunião com os órgãos e instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente. A iniciativa, conduzida pelo Promotor de Justiça João Francisco Amaral Neto, teve como objetivo alinhar estratégias e definir ações conjuntas para a Campanha “Maio Laranja”, voltada à conscientização e ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CAPS, Espaço de Acolhimento Renascer, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Durante a reunião, foram apresentados os fluxogramas de atendimento das áreas de saúde, educação, assistência social e Conselho Tutelar, com o intuito de fortalecer o trabalho integrado da Rede de Atendimento à Infância e Juventude no município. A proposta é garantir maior efetividade nas ações de proteção e prevenção.
Também foram definidas as metas e estratégias de divulgação da Campanha Maio Laranja. Duas datas importantes foram acordadas: 24 de abril de 2025, quando será realizada uma audiência pública sobre o tema, e 19 de maio de 2025, marcado como o “dia D” da campanha, com mobilizações voltadas à conscientização da população.
Texto e Fotos: PJ de Rondon do Pará com edição da Assessoria de Comunicação do MPPA.