ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA aborda a aplicação dos valores humanos no trabalho

Destinada ao público interno, a palestra abre o calendário anual de cursos e eventos realizados pelo CEAF.
Belém 27/02/19 13:25

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) no auditório Fabrício Ramos Couto, do Ministério Público do Pará (MPPA) a palestra "Valores Humanos no Trabalho”, ministrada pela filósofa Patrícia Muniz Raiol, experiente no assunto há mais de 10 anos. O evento teve como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida no trabalho, especialmente para membros e servidores. 

Integrantes do MP prestigiaram palestra sobre valores humanos no trabalho
Foto: Alexandre Pacheco

Segundo a palestrante, os valores humanos podem ser entendidos ‘’como um conjunto de características de indivíduos ou organizações que determinam a forma como se comportam e interagem com outros indivíduos, e com o meio ambiente. "Responsabilidade, respeito, cooperação e humildade são muito importantes nas melhorias das relações de trabalho", cita a filósofa. 

Palestrante Patrícia Raiol
Foto: Alexandre Pacheco

Durante a palestra, Patrícia Raiol buscou refletir sobre a dificuldade de se aplicar a todo momento valores humanos nas relações trabalhistas, principalmente em situações de desgaste profissional. 

O diretor do DRH, Ricardo de Araújo Moura, presente no evento, afirma que a melhoria das relações no trabalho refleteconsequentemente na melhoria da prestação de serviço do Ministério Público. “A busca pelos valores humanos nas relações trabalhistas proporciona, além da qualidade de vida pessoa, o aperfeiçoamento institucional do Ministério Público”, diz.   

Diretor do Departamento de Recursos Humanos do MPPA, Ricardo de Araújo Moura
Foto: Alexandre Pacheco

Joice Ferreira, estagiária no MPPA, participou da palestra na intenção de entender o que seriam os valores humanos, e como aplicá-los constantemente, seja no estágio ou no mercado de trabalho futuramente. ‘’Apesar ter uma relação ótima com as pessoas que trabalho, sempre é necessário aperfeiçoar ainda mais, porque como seres humanos, temos dificuldades profissionais e pessoais, e não é tão fácil manter-se sempre nesses valores’’, afirma.

Subprocuradora-Geral de Justiça para a área Técnico-Administrativa
Foto: Alexandre Pacheco

A subprocuradora-Geral de Justiça para a área Técnico-Administrativa, ressalta que o Ministério Público, ao promover eventos de capacitação, tem como objetivo ‘’despertar novas ideias, de modo que os integrantes desta Instituição Ministerial agreguem valores para gestão de qualidade de vida no contexto social, pessoal e profissional’’. 

 

Palestrante da Organização Internacional Nova Acrópole Belém recebe certificado do Ceaf e Subprocuradoria
Foto: Alexandre Pacheco
 

 

A palestra foi realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPA) e faz parte do programa de "Qualidade de vida no trabalho", desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos. O público alvo foi formado de membros, servidores e estagiários do MPPA, tendo um número aproximado de 100 inscritos.

Texto: Renan Monteiro (graduando de jornalismo) | Revisão: Ellen Vaz

 

Fale Conosco