MPPA encerra a programação do Fórum Estadual de Agrotóxico de 2021

Dando continuidade às ações desenvolvidas pelo Fórum Paraense de Combate aos Impactos Causados pelo Uso de Agrotóxicos, nesta quinta-feira (9), o Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), sob o comando da Coordenadora Ângela Maria Balieiro Queiroz, e outras entidades-membros do Fórum visitaram a Associação dos Produtores e Hortifrutigranjeiros da gleba do Guajará (APHA) localizada no município de Ananindeua, no Curuçambá.

DESCRIÇÃO: foto colorida de várias pessoas reunidas, sentadas em cadeiras brancas. Somente um homem está de pé, as pessoas olham para ele. Mais próximo à câmera, há quatro mesas plásticas brancas com duas bolsas em cima, uma marrom e uma preta. As paredes são brancas e verde.
A visita contou com uma reunião entre as entidades do Fórum Estadual e as lideranças de produtores rurais; a visita no espaço da APHA e uma exposição de pequena amostra do que é produzido pelos produtores com processo produtivo realizado de forma 100% natural.
A atividade foi bem sucedida, especialmente pelos debates trazidos acerca das questões relacionadas aos produtos da agricultura familiar bem como, ao processo de regulamentação no respectivo órgão e legislação para incentivar no comércio a venda desses produtos.
Ao final, foram feitas anotações do que foi exposto e os desafios que os produtores enfrentam que nortearam ações estratégicas do Fórum para o ano de 2022.
Estiveram presentes na atividade junto ao CAO CPC, a Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense de Vigia (CAPS), o Instituto de Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável do Vale do Acará (IDESSVA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), trabalhadores e trabalhadoras rurais, além da entidade anfitriã, APHA, representada pelos membros da Diretoria Lena Monteiro, Marlyn Araújo e Luiz Brito.

DESCRIÇÃO: foto colorida de várias pessoas em frente ao imóvel da associação, um grande depósito. A parede do local é branca, no alto está o símbolo da associação com os dizeres “Cooperativa dos produtores da GLEBA Guajará Pará COPG”.
Texto: CAO CPC, com edição da Ascom