MP acompanha vacinação contra covid-19 em pessoas com Síndrome de Down
A Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência, Idosos e Acidentes do Trabalho irá acompanhar o primeiro dia de vacinação das pessoas com síndrome de down na Capital. A imunização será feita amanhã (29) e vai até sábado (1º de maio) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ginásio Mangueirinho, UFPA (Campus Guamá). Nesses mesmos dias, também serão vacinados pessoas com doenças renais crônicas na Unama (Campus Alcindo Cacela). Estarão na Apae amanhã a promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco e o defensor público Daniel Lobo.
Esta será a primeira etapa da vacinação de pessoas com comorbidade. Ela irá durar três dias e inclui pessoas com doenças renais crônicas e síndrome de down. Estes últimos foram inseridos nessa fase após a promotora e defensor recomendarem à Prefeitura a inclusão deste grupo nesta etapa.
Ao todo, devem ser vacinadas cerca de 1300, sendo 800 com doenças renais e 500 com síndrome de down, que serão imunizados na Apae, Unama e Mangueirinho. De acordo com a promotora, a Apae se tornou um posto de vacinação após articulação junto a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), pois é um ponto de referência para as pessoas com síndrome de down.
Serão vacinadas pessoas entre 18 a 59 anos. Para receber o imunizante, basta ir até um dos postos entre 9h e 17h e apresentar laudo médico, RG, CPF e comprovante de residência.
Pontos de vacinação:
- Apae - Av. Generalíssimo Deodoro, 413 - Umarizal;
- Ginásio Mangueirinho - Avenida Augusto Montenegro, Nº 524, bairro do Mangueirão;
- UFPA - (Campus Guamá).
- UNAMA - Alcindo Cacela (Exclusivo p/ pessoas com doenças renais)
Assessoria de Comunicação