Ministério Público realiza escuta social em Melgaço para mapear demandas da população

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), promoveu uma escuta social no município de Melgaço, no arquipélago do Marajó. A atividade ocorreu na Câmara Municipal e foi conduzida pelo coordenador do CAO CPC, promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes.
A escuta social teve como objetivo promover a interação entre o MPPA e representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais locais, especialmente para promoção de ações de cidadania.
A partir dos relatos coletados durante o encontro, foi gerado um catálogo das demandas apresentadas, que servirá de base para a atuação ministerial. Entre os principais pontos levantados pela comunidade estão questões relacionadas à educação, saúde, segurança pública, assistência social, combate ao racismo, defesa dos direitos das mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBT e idosos, além de habitação, acesso à terra e moradia, urbanismo, meio ambiente, terceiro setor e outras demandas.
O CAO CPC tem realizado escuta social nos municípios paraenses numa forma de colaborar com as atuações dos membros do Ministério Público. Além disso, tem priorizado os municípios com piores indicadores humanos e sociais, buscando enfrentar problemas estruturais.
Com o catálogo de demandas, serão realizadas forças-tarefas, visando a colaborar para erradicação das mazelas e violações de direitos que têm afetado o exercício da cidadania pela população.
Texto: CAO CPC, com edição de Hannah Franco