ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Ministério Público divulga calendário de cursos e eventos para 2019

Mais de 80 atividades, entre cursos, seminários, treinamentos, oficinas e palestras estão programadas para acontecer ao longo do ano
Belém 21/02/19 16:00

O Ministério Público do Estado divulgou, nesta quinta-feira (21), seu calendário de cursos para o ano de 2019. As atividades são coordenadas pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), unidade auxiliar que realiza todos os cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, atividades, estudos e publicações do MPPA. Ao todo, serão realizadas até o fim do ano mais de 80 atividades voltadas para membros, servidores e também para o público externo.

“O CEAF não construiu sozinho essa programação, ela é fruto da parceria com as unidades do MP e também seguem diretrizes de âmbito nacional, por meio do Conselho Nacional do Ministério Público”, disse o diretor-geral do Ceaf, Rodier Ataíde. 
 

Rodier AtaídeRodier Ataíde, diretor-geral do CEAF

 

Para a pedagoga Lúcia Florenzano, Diretora Administrativa do CEAF, a construção coletiva do calendário anual do CEAF retrata o amadurecimento da Escola Institucional do MP ao abrir-se para reuniões avaliativas e discussões das demandas de capacitação necessárias ao desenvolvimento de competências, a fim de, que membros e servidores adquiram cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desenvolvimento de seus cargos, funções e papeis institucionais. 

Entre os destaques do calendário 2019 está o Programa de Atualização em Inteligência Investigativa e Segurança Institucional cujo público são os membros do MPPA. O Programa terá 8 módulos, cada um focado em um tema específico como, por exemplo, lavagem de dinheiro, quebra de sigilo telefônico, levantamento de informações em base de dados, entre outros. O módulo I, cujo tema é Introdução à Atividade de Inteligência, ocorrerá no dia 28 de fevereiro e já está com as vagas esgotadas.

Outro destaque é o Programa de Capacitação no Combate às Organizações Criminosas, voltado para membros e servidores, que terá um total de cinco módulos durante o ano e que atende a uma diretriz nacional do MP brasileiro que é o enfrentamento às organizações criminosas e a capacitação dos integrantes do MP nesse tema. 

Curso Lavagem de Dinheiro CeafSão mais de 80 atividades voltadas para membros, servidores e público externo

Para elaborar esse programa o Centro de Estudos do MPPA promoveu parcerias internas, com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) Grupo de Segurança Institucional (GSI), e externas, com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) que congrega o Ministério Público brasileiro. O GNCOC foi criado para combater o crime organizado no país e uma de suas missões é promover a capacitação de membros e servidores do MP brasileiro disseminando novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.

O calendário 2019 também inclui um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho realizado em parceria com a Divisão de Recursos Humanos da instituição com palestras voltadas para o ambiente organizacional. “Nosso objetivo é alcançar os integrantes da instituição e, assim, fazer com que os servidores se sintam valorizados e estimulados. A parceria com o DRH também tem um viés de aprimoramento que vai repercutir na maior eficiência da administração não só no aspecto interno mas externo também, de atendimento ao público”, disse Rodier Ataíde.

qualidade de vida DRHO calendário inclui ainda uma programação voltada para a qualidade de vida no trabalho


O CEAF também terá evento na área criminal, além de atualização em processo civil, e ainda retomará um curso que já não é realizado há mais de 4 anos que é o curso de aperfeiçoamento em direito agrário e políticas públicas. “Será um curso extenso, de 180 horas, para atender não só a atuação relevante nessa temática como também a qualificação exigida pela lei para que a gente possa prover os cargos de promotor”, esclarece Rodier Ataíde.
 

Ensino a Distância 

A grande novidade desse ano é a implantação do Ensino a Distância, também conhecido como EAD, uma alternativa encontrada pelo MPPA para levar conhecimento às regiões mais longínquas. Com a implantação do EAD a relação entre aluno e professor ocorrerá com a ajuda de uma plataforma que será disponibilizada no portal da instituição facilitando, dessa forma, o compartilhamento de conhecimento com aqueles que almejam a capacitação.

Segundo Rodier Ataíde, o MP já possui o aparato tecnológico para divulgar os cursos e o próximo passo é adquirir o suporte para gerar o conteúdo. “Nos próximos meses a expectativa é conseguir um espaço para gravar aulas aqui mesmo no MPPA e deslanchar ainda mais”, disse. Até a conclusão dessa etapa a instituição conta com a parceira de outros MPs que se dispuseram a compartilhar seus conteúdos, como o MP de Goiás, por exemplo.

O diretor-geral do CEAF informou ainda a previsão de, pelo menos, dois cursos EAD abertos ao público. “Estamos trabalhando para oferecer qualificação a pessoas que queiram fiscalizar contas públicas. Isso permitirá ao promotor divulgar em sua localidade vagas para que a população possa se qualificar sobre uma temática que seja do exercício da sua cidadania”, completou.


Público Externo

 

 

 

Também serão promovidas atividades voltadas para o público externo. Confira alguns dos eventos que ocorrerão no primeiro e segundo semestres:

1º semestre
  • Seminário O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Seminário alusivo ao Dia Internacional do Consumidor
  • Simpósio Jurídico que trará, entre outras coisas, atualizações sobre o pacote anticrime proposto pelo Ministério da Justiça
  • Seminário Plano Diretor e Direito à Cidade; Fórum de Municipalização do Trânsito
  • Simpósio Improbidade Administrativa Ambiental
  • Seminário de Combate à Violência Sexual contra Criança e Adolescente
  • Seminário Cobrança de Multa Penal e Atenção à Vítima pelo MP na atuação Criminal
2o semestre
  • Seminário em Defesa dos Animais
  • Seminário Percepção Sistêmica
  • Seminário sobre o Dia Mundial da Alimentação
  • Seminário Audiência de Custódia
  • Seminário de Mobilização contra os impactos dos agrotóxicos
  • Seminário Letargia Juvenil no Estado do Pará

 

Interiorização

No ano de 2019 o MPPA também trabalhará para que as atividades de seu Centro de Estudos cheguem ao interior do Estado. Regiões administrativas do MP como Santarém, Breves, Altamira, Marabá e Paragominas receberão os cursos do CEAF.

Santarém
  •  Fórum de Municipalização do Trânsito

  • I Seminário do Terceiro Setor do MPPA – Baixo Amazonas

  • Seminário Políticas Públicas em Questões Étnico-raciais e de Gênero

  • Curso Tribunal do Júri: Aspectos Práticos

 

Breves
  •  Seminário Por um Transporte Fluvial Seguro e de Qualidade
Altamira
  • Fórum de Municipalização do Trânsito
Marabá
  • Seminário Políticas Públicas em Questões Étnico-raciais e de Gênero
  • Oficina Ministério Público e o Terceiro Setor
  • Curso Tribunal do Júri: Aspectos Práticos
Paragominas
  • Seminário de mobilização contra os impactos dos agrotóxicos

 

Clique aqui e veja os cursos do CEAF para 2019


Texto: Ascom MPPA
Fotos: Arquivo MPPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco