Ministério Público fará lançamento da pedra fundamental de sua nova sede neste sábado, 22 de março

Neste sábado, 22 de março, às 10h, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizará a cerimônia de “Lançamento da Pedra Fundamental” de sua nova sede. O imóvel está localizado na Av. Dr, Freitas, nº 2513 e será referência para atendimento da população, com amplas instalações e serviços à sociedade. Foram convidados para o evento o governador do Estado, Helder Barbalho – que assinou o termo de afetação do imóvel para o MPPA em agosto de 2024 - presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário, presidentes dos tribunais de contas, MPs de Contas, secretários, procuradores de Justiça, promotores de justiça e servidores da instituição. A cerimônia será conduzida pelo procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr.
A construção de uma nova sede para o MPPA é decorrente do notório crescimento do Órgão nas últimas décadas, proporcional à sua importância e à demanda populacional no Estado do Pará. Com isso a construção de novos espaços que comportem adequadamente membros, servidores e que possam receber a população paraense - público-alvo da atuação do MPPA - é fundamental para a garantia da continuidade e qualidade dos serviços prestados.
A expansão da atuação do MPPA, inclusive nos municípios do interior do Estado, pressupõe também o proporcional aumento da estrutura administrativa que dá suporte ao bom funcionamento das promotorias de Justiça no interior.
Uma Nova Sede Sustentável para o Ministério Público do Pará
A nova sede do Ministério Público do Pará (MPPA) será composta por três edifícios, totalizando aproximadamente 50.000 m² de área construída. O edifício principal, destinado às atividades centrais, terá uma arquitetura moderna com térreo e mais cinco andares, projetados para cumprir integralmente normas rigorosas de acessibilidade e sustentabilidade. O projeto também inclui soluções eficientes para reduzir o calor interno, com proteções passivas estrategicamente calculadas para evitar a incidência direta do sol durante o horário de atendimento ao público na maior parte do ano.
Destaques em Sustentabilidade
Entre os principais diferenciais sustentáveis, destaca-se a utilização integral de água de reuso para irrigação dos jardins e para o abastecimento do lago. Além disso, até 60% da água usada nos vasos sanitários será proveniente do reaproveitamento da água da chuva. O sistema de ar-condicionado também contará com captação e reaproveitamento hídrico, contribuindo para reduzir significativamente o consumo de água potável e auxiliando na preservação dos recursos naturais.
Outro aspecto importante do projeto são as soluções para renovação natural do ar no interior da edificação, como um amplo jardim interno e um vão estratégico na fachada, projetado especialmente para favorecer a ventilação natural. Essas medidas contribuem para um ambiente interno mais saudável, confortável e energeticamente eficiente.
Com foco na responsabilidade ambiental, o projeto está sendo estruturado para obter a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Essa certificação avalia e reconhece edifícios sustentáveis por meio de critérios rigorosos, incluindo eficiência energética, redução do impacto ambiental, uso racional da água e criação de ambientes saudáveis e sustentáveis para seus usuários.
Assessoria de Comunicação e Departamento de Obras e Manutenção