MPPA promove roda de conversa sobre etnogênese e fortalecimento de comunidades indígenas em Tracuateua

Na quinta-feira, 21 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça Agrária da 1ª Região, do Núcleo Agrário e Fundiário (NAF), do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou a roda de conversa com a temática “Etnogênese & Fortalecimento de Comunidades Indígenas – Trilhas para a COP-30”, no município de Tracuateua.
O evento ocorreu no Centro Comunitário da Mangueira e contou com a participação da promotora de Justiça Ione Missae da Silva Nakamura - além de lideranças comunitárias, representantes de instituições públicas, acadêmicos, membros da sociedade civil e moradores da região. O objetivo foi promover reflexões sobre identidade, cultura e os direitos dos povos tradicionais, abordando suas origens e os desafios enfrentados na preservação de seus territórios.
Entre os presentes,estavam o professor Florêncio Almeida Vaz, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o prefeito municipal de Tracuateua e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
0,
A iniciativa também se inseriu nos preparativos para a COP-30, reforçando a importância da inclusão das comunidades tradicionais nos debates sobre meio ambiente e justiça social. Mais do que um espaço de diálogo, a roda de conversa se consolidou como uma oportunidade de intercâmbio de experiências e fortalecimento dos vínculos entre comunidade, academia e Ministério Público, reafirmando o compromisso institucional com a defesa dos direitos dos povos originários e a promoção da igualdade étnico-racial.
Texto: Lívia Leoni/Ascom, com informações da Promotoria de Justiça Agrária da 1ª Região, do Núcleo Agrário e Fundiário (NAF)