Ministério Público discute Plano de Segurança Institucional

O Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado (Ceaf) promoveram, nesta 2ª feira (13), no auditório Fabrício Ramos Couto, o evento “Mês da segurança institucional”, no qual foi apresentado aos servidores das unidades administrativas o Plano de Segurança Institucional.
O plano foi apresentado pelo coordenador do GSI, promotor de Justiça Milton Menezes, que faz parte da Comitê de Politicas de Segurança Institucional (CPSI), órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O CPSI deliberou em sua última reunião que no mês de agosto cada unidade do Ministério Público, seja estadual, federal, militar e do trabalho, fizesse um evento voltado à segurança institucional, e nomeou a atividade como o mês da segurança institucional.
“Aproveitamos a ocasião para divulgar aos departamentos do Ministério Público o nosso plano de segurança institucional, que já foi enviado pela Procuradoria-Geral ao Colégio de Procuradores de Justiça para apreciação, e esperamos seja aprovado”, enfatizou o coordenador do GSI, Milton Menezes.
O objetivo da apresentação é fazer com que os integrantes do MPPA comecem a ter a cultura de segurança, para que independente do plano existir, essa cultura seja disseminada na instituição.
“Não adianta termos um plano de segurança, se ele não for implementado na sua íntegra, então o evento de hoje é voltado para isso, para que possamos discutir o que o plano vai prever, vamos ouvir todos os departamentos e tentar estabelecer essa cultura de segurança”, reforçou Menezes.
O evento ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde. Como o plano prevê a atuação de cada departamento, no que diz respeito à segurança institucional, após a apresentação pelo coordenador do GSI, foi aberta a palavra a cada representante dos departamentos, para que falassem de suas deficiências e necessidades no que se refere à segurança institucional.
“Esse evento de hoje demonstra a preocupação da Procuradoria-Geral em investir na capacitação dos integrantes do Ministério Público, no que tange à segurança institucional. Por isso solicitamos a indicação de dois servidores de cada unidade, para que viessem aqui debater sobre o tema”, disse na abertura o diretor-geral do Ceaf, Marco Aurélio Nascimento.
Texto: Edyr Falcão
Fotos: Alexandre Pacheco