Membros do MPPA são agraciados com Medalha do Mérito Judiciário

O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., participou, na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, da sessão solene de Outorga das Medalhas da Ordem do Mérito Judiciário, na sede do Tribunal de Justiça do Estado. A cerimônia foi conduzida pela desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do TJPA. Dentre as 63 personalidades agraciadas, três procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado foram condecorados com a Medalha Grau - Mérito Comendador: Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva (corregedor-geral do MPPA); Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves (Subprocurador-Geral para área de Gestão-Planejamento Estratégico do MPPA) e Ubiragilda Silva Pimentel (Subprocuradora-Geral para a área Técnico-Administrativa do MPPA).
História
Instituída pela Resolução nº 8, de 1º de junho de 2005, a comenda homenageia personalidades, autoridades e instituições civis e militares, nacionais ou estrangeiras, personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem contribuído para o engrandecimento do Estado do Pará e, particularmente, do Poder Judiciário, bem como pela excepcional compostura profissional, técnica e ética no desempenho de suas funções.
Ordem do Mérito
Todos os agraciados tiveram as proposições de seus nomes aprovadas à unanimidade pelos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Pará, como previsto na Resolução nº 26, de 15 de dezembro de 2021, que institui o Regulamento Geral para a Outorga de condecorações no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Pará.
A Comendador é outorgada a deputados estaduais, secretários executivos de Estado, presidente de Câmaras de Vereadores de capitais, professores universitários, membros dos Tribunais de Contas e dos Tribunais Regionais Federal, Trabalho e Eleitoral, procuradores de Justiça, procuradores do Estado, presidentes de instituições culturais, literárias, científicas e profissionais, bispos, contra-almirantes, generais de brigadas, brigadeiros do ar, e outras autoridades de igual graduação.
“Esta medalha não é somente da Presidência, nosso Conselho respalda as escolhas e o Judiciário reconhece o que cada um tem a nos dar. A parceria dos senhores com nosso Tribunal foi grande e as palavras são poucas, mas uma medalha ficará guardada não só na mente, mas entre os melhores objetos, que todos temos e guardamos com muito carinho”, disse a presidente do TJPA.
A manifestação em nome de agraciados foi realizada pelo secretário de Segurança Pública do estado do Pará, Ualame Machado, que agradeceu por representar pessoas que diuturnamente trabalham nas ruas, nas ações de atividade policial e de defesa civil, bem como representar todos os condecorados, autoridades civis, militares, e especialmente servidores do Judiciário que foram reconhecidos.
“Estamos todos muito felizes por sermos agraciados, e eu muito mais ainda por, neste momento, poder externar o sentimento de todos. O reconhecimento hoje dado a nós, da Ordem do Mérito Judiciário, certamente é algo que marca a vida de cada um, não só das autoridades que a recebem, mas especialmente dos servidores. O reconhecimento é dado àqueles que pelo seu mérito, pelo seu caráter, pelo seu empenho no trabalho diário, se destacam realmente. E certamente estar no rol daqueles que são condecorados hoje, é o motivo de satisfação e de alegria a todos nós”, disse o secretário.
Mesa oficial
A mesa solene foi formada pelo PGJ César Mattar Jr.; pelo deputado estadual Martinho Carmona; pelo comandante militar do Norte, general de Exército José Ricardo Vendramin Nunes; pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8a. Região Sulamir Palmeira Monassa de Almeida; pela advogada Luciana Gluck Paul representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará e pelo presidente da Associação de Magistrados do Pará (AMEPA), juiz Líbio Araújo Moura.
Assessoria de Comunicação, com informações da Ascom TJPA
Fotos: Uchôa Silva / TJPA