Membros do MPPA recebem homenagem da Alepa por atuação ambiental

Os promotores de Justiça José Godofredo Pires e Nilton Gurjão das Chagas foram homenageados, na manhã desta segunda-feira (3), pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) pela atuação de destaque em questões envolvendo o meio ambiente. Ambos estiveram entre os ganhadores da medalha alusiva ao prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará, idealizado pelo poder Legislativo.
O prêmio é destinado às pessoas, empresas ou entidades que se destacam na promoção de ações em defesa do meio ambiente e a consequente qualidade de vida no Pará, instituído por projeto de resolução 01/2013, de autoria do deputado estadual Raimundo Santos. A entrega da premiação ocorreu durante sessão solene da Alepa, realizada no plenário Newton Miranda, no edifício-sede do parlamento paraense. Várias autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins e o promotor de Justiça Rodier Barata, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPA.

José Godofredo Pires, promotor de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, e Nilton Gurjão, promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Habitação e Urbanismo de Belém, receberam a medalha alusiva ao prêmio das mãos dos deputados Daniel Santos, presidente da Alepa, e Raimundo Santos. Outras pessoas também foram homenageadas durante a solenidade.
Tanto Godofredo Pires quanto Nilton Gurjão já atuaram, como membros do MPPA, em diversas demandas de defesa do meio ambiente, como nos casos da arborização de Belém, operação do aterro sanitário de Marituba e na responsabilização de empresas envolvidas no despejo de lixo tóxico em Ulianópolis.

Falando em nome de todos os homenageados, o promotor de Justiça José Godofredo Pires agradeceu a homenagem e destacou que o prêmio é outorgado em um momento significativo, em que especialmente os municípios da região metropolitana de Belém buscam alternativas ambientais adequadas para a destinação de resíduos sólidos e às vésperas da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Além disso, ele enfatizou que o Legislativo tem dado importantes contribuições para o avanço da defesa do meio ambiente, sobretudo por ter aprovado leis que fortalecem a proteção ambiental, como a do zoneamento ecológico-econômico, a política de gestão de resíduos sólidos, dentre outras, que tornam a legislação ambiental brasileira uma das mais completas do mundo.

Texto: Assessoria de Comunicação Social