Membros do MPPA definem lista tríplice para procurador-geral de justiça

Os membros do Ministério Público do Pará definiram nesta sexta-feira (4) a lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para o mandato de 10/4/2021 a 10/4/2023 e a composição do Conselho Superior do Ministério Público do Pará para o mandato de 1/1/2021 a 31/12/2022.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE DE FOTOS DO DIA DA VOTAÇÃO
Dos 334 membros, um total de 333 participaram da votação, ou seja, apenas 1 membro deixou de votar para a formação da lista tríplice. Os promotores de justiça Cesar Mattar Júnior, José Maria Júnior e Aldo Saife foram os mais votados.
O prazo para interposição de recursos é até domingo (6). Não sendo oposto nenhum recurso, a lista tríplice será encaminhada na quarta (9) ao governador Hélder Barbalho, que terá até 15 dias para escolher o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Pará.
Confira o resultado da votação
1º. Cesar Mattar Jr: 201 votos
2º. José Maria Júnior: 187 votos
3º. Aldo Saife: 185 votos
4º. Cândida Nascimento: 153 votos
5º. Armando Brasil: 81 votos
6º. Franklin Lobato Prado: 32 votos
333 votantes
A eleição para o Conselho Superior também teve participação maciça dos membros. Um total de 326 eleitores participaram da escolha dos procuradores de justiça que irão compor o Conselho no biênio 2021-2022. Apenas 8 eleitores não votaram.
Confira o resultado da eleição para o Conselho Superior
1º. Waldir Macieira da Costa Filho: 215 votos
2º. Marcos Antônio Ferreira das Neves: 160 votos
3º. Rosa Maria Rodrigues Carvalho: 153 votos
4º. Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo: 153 votos
5º. Francisco Barbosa de Oliveira: 149 votos
6º. Nelson Pereira Medrado: 95 votos (1º suplente)
7º. Adélio Mendes dos Santos: 86 votos (2º suplente)
8º Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves: 80 votos (3º suplente)
9º Geraldo de Mendonça Rocha: 74 votos (4º suplente)
10º Maria Tercia Ávila Bastos dos Santos: 68 votos (5º suplente)
326 votantes
A proclamação do resultado ocorreu 15 minutos após a votação, que encerrou às 16h. A agilidade se deu devido o sistema utilizado ser eletrônico. Um relatório foi gerado com os votos computados. O presidente da Comissão Eleitoral, Manoel Santino Nascimento Junior, anunciou o resultado a todos os presentes no auditório do edifício-sede.

Início da votação correu com tranquilidade
Às 7h30 da manhã a equipe da Comissão Eleitoral já estava a postos para iniciar os trabalhos da eleição. Dois seis candidatos a PGJ, cinco estavam presentes na abertura dos trabalhos que começou com a impressão da chamada “zerésima”, onde a Comissão e os candidatos presentes comprovaram que não havia nenhum voto no sistema. Na sequência houve a inclusão da senha pelo presidente da Comissão Eleitoral. Às 8h em ponto, iniciou a votação que seguiu até às 16h. Todos os seis candidatos votaram nos terminais montados no auditório do edifício-sede.
O sistema usado na eleição foi o Votanet, cedido ao Ministério Público pelo Tribunal Regional Eleitoral. O TRE criou o Votanet para realizar a votação dos representantes que comandariam a instituição no triênio 2020/2022. O sistema permitiu aos eleitores votassem eletronicamente, através de dispositivos móveis e computadores ligados à Internet.
A Comissão Eleitoral disponibilizou uma equipe de suporte para auxiliar os eleitores durante a votação. Os atendimentos foram feitos via mensagem, ligações telefônicas e e-mail. Para auxiliar os membros na votação também foi disponibilizado um vídeo tutorial e foram criadas listas com nome, foto e número dos candidatos a PGJ e CSMP na cédula eletrônica. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pela equipe de informática tanto do TRE quanto do MPPA.
A eleição teve dois observadores, o técnico do TRE Moises Cardoso Rodrigues Junior e a servidora do Ministério Público Federal, Josanielli Rose Carneiro Vieira.
Ao longo do dia a Comissão eleitoral anunciou as parciais do número de eleitores que participaram da eleição. A primeira foi às 10h da manhã, nesse horário 161 (48%) membros já haviam votado. Às 14h, duas horas antes do final da votação, 311 (93%) membros já haviam votado para PGJ e 301 (90%) para o CSMP.
Ao encerrar o processo eleitoral, o presidente da Comissão Eleitoral Manoel Santino fez um agradecimento aos candidatos pela forma como se comportaram durante a eleição. “Eu agradeço a lisura dos candidatos e forma como esta eleição transcorreu dentro da normalidade, da ética e da moralidade. E não poderia ser diferente, por se tratar do único órgão destinado pela Constituição Federal a ser um fiador do regime democrático. Hoje nós estamos felizes por ter cumprido um compromisso republicano e de plena democracia e exemplo para a sociedade paraense e brasileira”, disse.
Assessoria de Comunicação