Justiça Estadual recebe denúncias do GAECO-MPPA contra membros de facção criminosa com atuação no Estado
A Vara de Combate ao Crime Organizado (VCCO) recebeu, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, duas denúncias oferecidas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), decorrentes de investigações relacionadas ao envolvimento dos dez denunciados com a organização criminosa (ORCRIM) Primeiro Comando da Capital – (PCC).
O trabalho investigativo realizado pelo Ministério Público Estadual, por meio do GAECO, possibilitou a identificação de indivíduos que integram e promovem a Organização Criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC (ORCRIM) no estado do Pará. O Primeiro Comando da Capital – (PCC) é a maior organização criminosa do Brasil, tanto em número de membros quanto em poder bélico. O PCC possui atuação efetiva em diversos estados do país, praticando condutas ilícitas previstas na Lei nº 12.850/13 e diversas outras infrações penais conexas a atuação da facção criminosa.
Com a deflagração destas ações penais, o Ministério Público busca a devida responsabilização criminal dos agentes envolvidos com práticas ilícitas, buscando a segurança da sociedade e trabalhando no enfrentamento das organizações criminosas com atuação no Estado.
Texto: GAECO